Secretaria Municipal de Educação

12/05/2015 - Educação
Prefeito inaugura quadra e anuncia reforma
Melhorias beneficiam 300 alunos da João Alfredo Rohr

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Reforma trouxe mais comodidade para os alunos

“Vamos acreditar que um novo tempo nessa escola está para chegar”. A frase é da canção “Tempo de Criança”, apresentada por Bárbara Trelha, acompanhada dos filhos Laura (10) e Othávio (7). Ela, professora de música da rede, e as crianças, alunos da unidade, foram responsáveis pela composição feita especialmente para a inauguração da quadra coberta da Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr, no Córrego Grande. Agora, a rede de ensino possui 54 espaços esportivos. No total, são 13 ginásios, 32 quadras descobertas e nove cobertas.

 

“Essa é uma escola com bom desempenho, mas que possui uma estrutura um pouco defasada”, disse o prefeito Cesar Sousa Junior. “Estamos arrumando essa casa e vamos melhorá-la ainda mais.” O prefeito assinou a autorização para lançamento do edital para reforma geral do prédio.

 

O secretario de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz salientou que “a quadra não é só um espaço esportivo, mas também de convivência, unindo crianças, pais e vizinhos.”

 

Adenaide Ferrari Caliari, diretora da unidade, não escondeu a alegria. “A minha felicidade é tão grande que não sei se consigo demonstrar tamanho agradecimento. Essa é uma conquista nossa. Iremos cuidar para que a quadra dure por muito tempo”, afirmou a diretora.

Estrutura

Realizada pela empresa Construtora Possamai, na quadra poliesportiva, que beneficiará 301 alunos do 1º ao 9º ano, foram investidos R$ 442 mil. Toda a estrutura da quadra anterior foi removida. O espaço recebeu uma estrutura pré-moldada e cobertura total, além de alambrado, grades de proteção, novo sistema de instalações elétricas e refletores.

 

Também foram feitas melhorias no entorno da quadra. Houve a retirada da antiga arquibancada, o lixamento e correção do piso externo já existente, a remoção de postes externos desativados, o plantio de grama e a pintura dos muros laterais.

Escola terá aproveitamento de água de chuva

O prefeito Cesar Souza Júnior já autorizou o lançamento de edital para a reforma do prédio do estabelecimento de ensino. Ocorrerá a adequação do acesso principal com rampas, adequação de banheiros para deficiente físico, troca de piso interno e instalação de piso podotátil para orientação de pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.


Haverá ainda substituição do telhado, atualização de todo o sistema elétrico e preventivo contra incêndio, ampliação da biblioteca e pintura geral. A escola igualmente contará com sistema de aproveitamento da água de chuva para uso em hortas.

Novas quadras

Outras três quadras cobertas estão sendo construídas nas escolas Adotiva Liberato Valentim, localizada na Costeira do Pirajubaé, Donícia Maria da Costa, no Saco Grande, e Luiz Cândido da Luz,  na Vargem do Bom Jesus. Os dois espaços esportivos descobertos da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, receberão coberturas. Os projetos estão sendo desenvolvidos.

 

Possuem quadras cobertas à disposição dos alunos as escolas Albertina Madalena Dias (Vargem Grande), Antônio Paschoal Apóstolo (Rio Vermelho), Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), Mâncio Costa (Ratones), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho) e Lupércio Belarmino da Silva (Ribeirão da Ilha).

 

Mais de 30 quadras descobertas

 

As 33 quadras descobertas construídas pertencem às escolas Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa), Almirante Carvalhal (Coqueiros), Anísio Teixeira (Costeira do Pirajubaé), Antônio Paschoal Apóstolo (Rio Vermelho), Batista Pereira (Alto Ribeirão), Beatriz de Souza Brito (Pantanal), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Dilma Lúcia dos Santos (Armação Pântano do Sul), Donícia Maria da Costa (Saco Grande), Henrique Veras (Lagoa da Conceição), Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses), Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho), Maria Tomázia Coelho (Santinho), Osmar Cunha (Canasvieiras), Osvaldo Machado (Ponta das Canas), Paulo Fontes (Santo Antônio Lisboa), Vitor Miguel de Souza (Itacorubi), Costa de Dentro, João Francisco Garcez (Canto da Lagoa), José Jacinto Cardoso (Serrinha), Jurerê, Marcolino José de Lima (Barra do Sambaqui) e Retiro da Lagoa (Lagoa da Conceição).

 

Ginásios esportivos

 

Dispõem de ginásios para a prática de esportes as escolas Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa), Anísio Teixeira (Costeira do Pirajubaé), Batista Pereira (Alto Ribeirão), Beatriz de Souza Brito (Pantanal), Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses), João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares) , José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras), José do Valle Pereira (João Paulo), Osmar Cunha (Canasvieiras), Vírgilio Várzea (Canasvieiras), Vitor Miguel de Souza(Itacorubi) e Osvaldo Galupo (Morro do Horácio).

Ginásios

13

Quadras cobertas

9

Quadras descobertas

32

Quadras cobertas em construção

2

 

 

 

 

 

Escola

Bairro

GINÁSIO

EBM Acácio Garibaldi São Thiago

Barra da Lagoa

 

EBM Anísio Teixeira

Costeira do Pirajubaé

 

EBM Batista Pereira

Alto Ribeirão

 

EBM Beatriz de Sousa Brito

Pantanal

 

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

Campeche

 

EBM Herondina Medeiros Zeferino

Ingleses

 

EBM João Gonçalves Pinheiro

Rio Tavares

 

EBM José Amaro Cordeiro

Morro das Pedras

 

EBM José do Vale Pereira

João Paulo

 

EBM Osmar Cunha

Canasvieiras

 

EBM Virgílio Várzea

Canasvieiras

 

EBM Vitor Miguel de Souza

Itacorubi

 

EDM Osvaldo Galupo

Morro do Horácio

 

QUADRA COBERTA

 

 

 

EBM Albertina Madalena Dias

Vargem Grande

 

EBM Antônio Paschoal Apóstolo

Rio Vermelho

 

EBM Dilma Lúcia dos Santos

Armação Pântano do Sul

 

EBM Intendente Aricomedes Gomes

Cachoeira do Bom Jesus

 

EBM João Alfredo Rohr

Córrego Grande

 

EBM Luiz Cândido da Luz

Vargem do Bom Jesus

 

EBM Mâncio Costa

Ratones

 

EBM Maria Conceição Nunes

Rio Vermelho

 

EDM Lupércio Belarmino Gomes

Ribeirão da Ilha

 

QUADRA DESCOBERTA

 

 

 

EBM Acácio Garibaldi São Thiago

Barra da Lagoa

 

EBM Almirante Carvalhal

Coqueiros

 

EBM Anísio Teixeira

Costeira do Pirajubaé

 

EBM Antônio Paschoal Apóstolo

Rio Vermelho

 

EBM Batista Pereira

Alto Ribeirão

 

EBM Beatriz de Sousa Brito

Pantanal

 

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

Campeche

 

EBM Dilma Lúcia dos Santos

Armação do Pântano do Sul

 

EBM Donícia Maria da Costa

Saco Grande

 

EBM Henrique Veras

Lagoa da Conceição

 

EBM Herondina Medeiros Zeferino

Ingleses

 

EBM Intendente Aricomedes da Silva

Cachoeira do Bom Jesus

 

EBM João Gonçalves Pinheiro

Rio Tavares

 

EBM José Amaro Cordeiro

Morro das Pedras

 

EBM Luiz Cândido da Luz

Vargem do Bom Jesus

 

EBM Maria Conceição Nunes

Rio Vermelho

 

EBM Maria Tomázia Coelho

Santinho

 

EBM Osmar Cunha

Canasvieiras

 

EBM Osvaldo Machado

Ponta das Canas

 

EBM Paulo Fontes

Santo Antônio Lisboa

 

EBM Vitor Miguel de Souza

Itacorubi

 

EDM Costa de Dentro

Costa de Dentro

 

EDM João Francisco Garcez

Canto da Lagoa

 

EDM José Jacinto Cardoso

Serrinha

 

EDM Jurerê

Jurerê

 

EDM Marcolino José de Lima

Barra do Sambaqui

 

EDM Retiro da Lagoa

Lagoa da Conceição


galeria de imagens