Secretaria Municipal de Educação

14/05/2015 - Educação
Colaborador do Aurélio aprova Floripa Letrada
Joaquim Campelo esteve em Florianópolis e conheceu o projeto de incentivo à leitura

foto/divulgação: Divulgação

Joaquim Campelo esteve em Florianópolis para a Feira Catarinense do Livro.

Joaquim Campelo Marques, atual editor da Editora do Senado Federal e participante da organização do dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, esteve recentemente em Florianópolis e conheceu o Floripa Letrada, da Secretaria de Educação de Florianópolis. Rosânia Maria Tomaz, coordenadora do projeto, conversou com Campelo durante a Feira Catarinense do Livro, no Largo da Alfândega, e apresentou-lhe a ação. Ele reconhece a importância de se incentivar a leitura e se encantou com a iniciativa.


“É muito boa a ideia de disponibilizar obras desta forma para a população. Assim, todos têm acesso a todo o tipo de leitura, como romances, livros didáticos ou revistas”, disse Joaquim. A visita à capital catarinense se deu para divulgação do estande da editora na feira. 

 

Natural de Viana, no Maranhão, formou-se em Jornalismo pela Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro. Nas horas vagas, trabalhava na casa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, de quem já havia sido aluno. Ajudava-o nas correções de provas de Português, em pesquisas e preparo de originais e na revisão e atualização do Pequeno Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, da Editora Civilização Brasileira.


Em 1966, foi contratado como chefe de equipe que iria elaborar um Grande Dicionário para a Editora Delta Larousse, com Aurélio na supervisão. Em 1969, após o término do contrato, o projeto ainda não havia sido realizado. Campelo conseguiu reunir alguns membros da antiga equipe para tocar o projeto. Atualmente, mora em Brasília. 

 

Incentivo à leitura 

 

Desde 2010, os usuários do transporte coletivo têm à disposição, gratuitamente, livros e revistas para serem lidos na espera do ônibus, dentro do veiculo ou durante o trajeto da viagem. Quem quiser, pode levar para casa a obra, mas é importante devolvê-la para que outras pessoas tenham acesso também ao material. Este é o Projeto Floripa Letrada.

 

Já circularam cerca de 1 milhão de obras pelas mãos das 230 mil pessoas que passam diariamente pelos Terminais de Integração de Florianópolis. O objetivo é promover o acesso democrático e gratuito ao livro, incentivando e valorizando a leitura, estimulando novos leitores, divulgando os escritores catarinenses, tornando a viagem de ônibus mais aprazível principalmente nos momentos de congestionamentos do trânsito, garantido o direito a leitura e contribuindo com o desenvolvimento cultural e educacional da sociedade em geral.

 

O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria de Educação e Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Florianópolis, apoiados pela Cotisa e Setuf, com doações oriundas da sociedade civil e instituições públicas e privadas.

 

Maiores informações podem ser obtidas com Rosânia Tomaz, coordenadorea do projeto, através dos telefones (48) 2106-5917 e 9956-2350 ou pelo endereço eletrônico floripaletrada@gmail.com.