Secretaria Municipal de Educação

23/06/2015 - Educação
Professores são treinados para emergências
Curso começa nesta quarta-feira, no Centro de Educação Continuada

foto/divulgação: SME

O curso será ministrado das 8h às 17 horas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) começa nesta quarta-feira (24) mais um Curso de Prevenção e Atendimento de Emergências. A ação é direcionada a professores e demais profissionais que atuam na rede de ensino.

 

O foco é em prevenir acidentes. Mas, caso eles ocorram, os educadores devem estar capacitados a realizarem os primeiros procedimentos e acionarem corretamente o Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil e Policia Militar.

 

O curso será ministrado das 8 às 17 horas, no Centro de Educação Continuada da SME (rua Ferreira Lima, 82, Centro). Haverá mais três encontros nas próximas semanas.

 

Nos últimos dez anos, cerca de 2.500 pessoas já foram preparadas para enfrentar situações de emergência.

 

Os temas trabalhados serão o gerenciamento de cena, reanimação cardiorrespiratória, tratamento de ferimentos, estabilização de fraturas e contenção de hemorragias, engasgamentos, queimaduras, emergências pediátricas, uso de extintores; plano de abandono em caso de Emergências e os perigos do ambiente aquático.

 

De acordo com o professor Charles Schnorr, da Gerência de Programas e Projetos da SME, esse tipo de iniciativa e capacitação tem apresentado resultados extremamente relevantes, pois atualmente a rede de ensino tem uma cultura prevencionista destacada. “Inclusive reconhecida no cenário nacional, através de relatos e artigos publicados em períodos da área de saúde e emergência”, complementa.

 

Situações como a que ocorreu recentemente em Tubarão, onde uma criança ficou engasgada e um garçom realizou corretamente os primeiros procedimentos, serão abordados e treinados pelos participantes. Casos semelhantes a esse já foram atendidos também por professores nos estabelecimentos de ensino da Prefeitura. “Felizmente, todos os problemas tiveram um final positivo”, diz Charles.

 

O Curso terá 30 participantes, sendo o segundo deste ano. Charles, que é bombeiro comunitário, será um dos ministrantes, ao lado do Tenente Bruno Lisboa, responsável pelo setor de instrução, ensino e operações do Corpo de Bombeiros Militar da Capital. Para o tenente, o sucesso da atividade está na integração da comunidade com os procedimentos padrões.

 

A atividade é uma parceria entre a Secretaria Municipal de educação, o 1º Batalhão de Bombeiros Militar e a Polícia Militar.