Secretaria Municipal de Educação

20/07/2015 - Educação
PMF trabalha para abrir novas creches e escolas
Ao todo, 19 obras estão em andamento e 15 em licitação

foto/divulgação: Petra Mafalda

EBM Beatriz de Souza Brito está passando por melhorias

A área da Educação possui 19 obras na rua e mais 15 estão em fase de licitação. Na lista, há construção de nova escola, reforma de prédios, reforma de ginásios, construção de quadra coberta e de rampas de acesso. Nas obras em andamento, a Prefeitura está aplicando um montante de mais de R$ 13,5 milhões.

 

Com 12 salas de aula, a nova escola de Ponta das Canas atenderá até 720 alunos, de 1º ao 9º ano. A escola terá em sua estrutura salas de música, dança, reforço, artes plásticas, leitura, biblioteca, informática, auditório, além de refeitório e uma quadra de esportes coberta. A unidade estará localizada na rua Luiz Boiteux Piazza e ocupará 4.688 metros quadrados.

 

A Escola Básica Beatriz de Souza Brito, no Pantanal, com 500 alunos, ganhará nova pintura, novas rampas e cobertura das já existentes, bem como será refeita a rede elétrica. Haverá troca da cobertura do prédio e substituição das esquadrias de madeira por alumínio. Serão instalados igualmente equipamentos de prevenção contra incêndio, a exemplo de extintores, hidrantes e sinalização de emergência.

 

Mais vagas em creches

 

A Prefeitura de Florianópolis está construindo a Creche Sol Nascente, no Saco Grande. O prédio da sede da Associação dos Moradores da localidade será transformado em mais uma unidade de educação infantil da rede municipal de ensino. Serão atendidas aproximadamente 60 crianças. No prédio, a associação irá ocupar o piso superior.

 

A creche contará com quatro salas e três banheiros, sendo um deles para deficientes físicos. Haverá ambientes para a secretaria e direção, cozinha, refeitório e lavanderia. A área externa será toda revitalizada e abrigará parque infantil e estacionamento.

 

Há reforma também na Creche Nossa Senhora de Lurdes, na Agronômia. Mais 18 crianças poderão ser matriculadas na unidade. Melhorias ocorrem ainda na Creche Chico Mendes.

Na Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa, no Saco Grande, está sendo construída uma quadra de esportes coberta.

 

Obras futuras

 

Outras 15 obras estão em processo de licitação. Serão construídas duas novas unidades de educação infantil, as creches Morro do Céu, que atenderá 145 crianças em 8 salas, e Vila Aparecida, que contará com 13 salas e terá capacidade para 235 pequenos. Na Coloninha, a Creche Maria Barreiros será reformada e ampliada. Os Núcleos de Educação Infantil Gentil Mathias, nos Ingleses, e Costeira também passarão por reformas e ganharão salas pré-moldadas.

 

A Escola Básica Municipal Henrique Veras,na Lagoa da Conceição, será reformada e ampliada. A obra prevê a remodelação de todo o prédio atual, com construção de uma nova cozinha, pátio coberto, novos banheiros, preventivo contra incêndio e diversas melhorias em outras dependências.

 

Será construído na frente da escola atual um novo bloco com biblioteca, auditório, secretaria e sala multimeio, Serão feitos também novo acesso coberto, vagas de estacionamento e quadra coberta.

 

Ainda passarão por melhorias as escolas Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, Maria Tomázia Coelho, no Santinho, Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, e João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, que também ganhará cobertura no pátio central. Na Escola Desdobrada Costa de Dentro será construída uma sala pré-moldada onde funcionará a biblioteca. Já a Escola Básica Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, passará a ter uma plataforma elevatória, para facilitar a locomoção de pessoas com algum tipo de deficiência.

PRINCIPAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Construção da Escola Básica Ponta das Canas

Construção da Creche Sol Nascente

Reforma da Escola Básica Beatriz de Souza Brito

Reforma do Ginásio da Escola Básica Batista Pereira

Reforma da CrecheMorro do Mocotó

Reforma da Creche Nossa Senhora de Lurdes

Reforma da Creche Celso Ramos

Reforma da Creche Chico Mendes

Reforma do Ginásio da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro

Reforma do Ginásio da Escola Básica Acácio Garibaldi Santhiago

Contrução da Quadra Coberta da Escola Básica Luiz Cândido da Luz

Construção da Quadra Coberta da Escola Básica Donícia Maria da Costa

Construção da Rampa da Creche Orlandina Cordeiro

Construção de Cobertura das Rampas Escola Básica Anísio Teixeira

 

PRINCIPAIS OBRAS EM LICITAÇÃO

Construção da Creche Vila Aparecida

Construção da Creche Morro do Céu

Reforma e Ampliação da Creche Maria Barreiros

Reforma do Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias

Reforma do Núcleo de Educação Infantil Costeira

Reforma e Ampliação da Escola Básica Henrique Veras

Reforma da Escola Básica Maria Conceição Nunes

Reforma da Escola Básica Maria Tomázia

Reforma da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino

Reforma da cobertura do pátio central da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro

Instalação de Salas Pré-moldadas do Núcleo de Educação Infantil Costeira

Instalação de Sala Itinerante da Escola Desdobrada Costa de Dentro

Construção de Plataforma Elevatória na Escola Básica Anísio Teixeira


galeria de imagens