Secretaria Municipal de Educação

17/08/2015 - Educação
SME repassa sete obras raras para Polícia Militar
Livros da primeira metade do século 20 constam do acervo do Floripa Letrada

foto/divulgação: Arquivo

Obras de Ildefonso são da primeira metade do século 20.

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) fará a transferência para a Polícia Militar de Santa Catarina de sete obras raras de Ildefonso Juvenal, publicadas na primeira metade do século 20. Negro, Ildefonso foi escritor, teatrólogo, jornalista e oficial da PM. A solenidade ocorrerá na próxima quarta-feira (19), às 14 horas, na sede do Comando Geral da Polícia Militar.

 

As obras estão no acervo do Floripa Letrada, projeto que gratuitamente coloca livros e revistas à disposição dos usuários do transporte coletivo da Capital.

 

Serão repassados os livros “Relevo” (prosa-1919), “Páginas singelas” (prosa- versos-discursos-1929), “Conferencias sobre hygiene” (1935), “Teatro- obras completas” (1942) , “Ensinando a ensinar errado” (1946), “À Nossa gloriosa Marinha de Guerra no dia maior de sua história” (1948) e “Contos de natal” (1952).

 

O evento contará com a participação do secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, do comandante da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, e da coordenadora do Floripa Letrada, Rosânia Tomaz.

 

O processo de transferência visa a promover a leitura dos livros pelos alunos e professores da escola militar, contribuindo com os planos de ensino e currículos do ensino fundamental e médio, bem como das escolas de Sargento e Oficial. Os exemplares terão como destino a Biblioteca da Academia de Letras da corporação.

 

Em 2013, a SME já havia transferido para a PM a obra original Paineis, lançada em 1918. O livro reúne poemas, versos, prosas e dramaturgia.

 

Negro intelectual

 

Ildefonso Juvenal nasce em 10 de abril de 1894 em Florianópolis e morreu em 9 de março de 1957. É considerado em Santa Catarina como o primeiro negro a se formar num curso superior. No ano de 1924, no antigo Instituto Politécnico, foi graduado em Farmácia.

 

Desta forma, iniciou, em 1926, a carreira na Polícia Militar do Estado, como segundo-tenente farmacêutico. No cargo, organizou a primeira farmácia da corporação. Em 1937, foi promovido a primeiro-tenente. Na PM, ficou até 1947, chegando ao posto de major.

 

Como jornalista, escreveu para diversos jornais sobre fatos da história catarinense, registrando, por exemplo, a questão de limites entre Santa Catarina e Paraná, episódio ocorrido em 1916. Outro artigo de autoria dele, publicado em “A Gazeta”, foi sobre o Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina , conhecido como Regimento Barriga Verde.

 

Pelas suas pesquisas,foi empossado como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em 1942.

Como escritor, marcou presença em movimentos literários ao lado do professor Barreiros Filho e da professora Antonieta de Barros. Morador da região continental de Florianópolis, em 1973, Idelfonso Juvenal foi homenageado com um nome de rua no bairro Estreito.

 

Obras raras do escritor Ildefonso Juvenal (mantida ortografia da época)

Publicação

Identificação

Relevos (prosa), 100 páginas, um exemplar.

Florianópolis (SC) Livraria Cysne, 1919.

Páginas singelas (prosa- versos-discursos), 142 páginas, um exemplar.

Florianópolis (SC), Editora Folha Nova, 1929.

Conferencias sobre Hygiene, 31 páginas, três exemplares e uma capa, sem miolo

Florianópolis (SC),  1935

1º. Centenário da creação da Força Policial Militar de SC

Teatro – obras completas,  220 páginas, um exemplar

Florianópolis (SC), edição do autor, 1942.

Ensinando a ensinar errado, 17 páginas, um exemplar

Florianópolis (SC), edição do autor, 1946.

À nossa gloriosa Marinha de Guerra no dia maior de sua História, 13 páginas, um exemplar

Florianópolis (SC), junho 1948.

Contos de natal,  2ª edição, 171 páginas, um  exemplar

Florianópolis (SC), 1952.


galeria de imagens