Secretaria Municipal de Educação

19/11/2015 - Educação
Educadora recebe Medalha Zumbi dos Palmares
Sônia Carvalho foi condecorada pela Câmara Municipal de Florianópolis

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Sônia Carvalho foi condecorada por seu trabalho na SME.

Ocorreu nesta quarta-feira, na Câmara Municipal de Florianópolis, a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. Sônia Carvalho, coordenadora do Programa de Diversidade Étnico-Racial na Secretaria de Educação da Capital, foi uma das homenageadas. A condecoração é uma forma de prestigiar pessoas e entidades que realizam trabalhos relevantes ou que se destacam na luta contra o preconceito e a discriminação.

 

Sônia foi uma das organizadoras do livro “Orientações Curriculares para o desenvolvimento da Educação das relações Étnico-raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e africana na Educação Fundamental”, publicado em 2007.

 

Também participou da construção da matriz curricular da Educação das Relações Étnico-Raciais da Educação Básica, documento que foi construído com os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e instituições conveniadas. O programa da diversidade propõe formação continuada e aquisição de materiais didáticos e pedagógicos.

 

Neste ano, o Programa de Diversidade Étnico-racial da Secretária de Educação de Florianópolis venceu o prêmio nacional Camélia da Liberdade-Ação Afirmativa, na categoria Experiências Educacionais. A Promoção é do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), com sede no Rio de Janeiro.


Zumbi dos Palmares


Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas no Brasil Colonial. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no país. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado como o Dia da Consciência Negra.