Secretaria Municipal de Educação

03/02/2016 - Educação
COEB tem um dos maiores públicos da história
Sexta edição do Congresso de Educação Básica foi encerrada com conferência do espanhol Fernando Hernandez

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Fernando ministrou a conferência de encerramento do evento

O Congresso de Educação Básica (COEB), promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis, chegou ao fim na tarde desta quarta-feira.O evento contou com palestrantes de renome nacionale internacional e apresentações de trabalhos pedagógicos de profissionais da rede municipal de ensino. Mais de 1.300pessoas foram até o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina prestigiar a programação. Foi um dos maiores públicos já registrados em seis anos de história.

 

O secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz ressalta que o COEB é um dos únicos eventos do país promovido antes do início do ano letivo. “Acredito que a rede municipal de ensino da capital catarinense seja uma das cidades pioneiras na preparação e motivação dos educadores com esse tipo de atividade”, acrescenta. “Que venha o sétimo Congresso de Educação Básica”, salienta.

 

A conferência de encerramento ficou por conta do professor edoutor em psicologia Fernando Hernandez, da Universidade de Barcelona, na Espanha. O palestrante debateu a respeito do atual sistema pedagógico e as reformas necessárias para aprimorar o ensino.

 

Valorização dos profissionais

Fernando reconhece a importância de eventos como o COEB. “É uma ação voltada para o ensino público e que ajuda no aprimoramento do atendimento oferecido”, diz. “Faz ainda com que todos que participam se sintam valorizados e adquiram conhecimentos com profissionais de diferentes países”, completa.

 

Em seu discurso, trouxe ideias diferenciadas sobre o sistema pedagógico. Em busca de mudar o tradicional sistema onde o professor é responsável por transmitir informações e o aluno por receber, Hernandez apresentou a filosofia do “Faça você mesmo”. Esse movimento é responsável por ligar as artes, o artesanato, as novas tecnologias como forma de chamar a atenção dos jovens para que criem e disseminem conteúdos no meio digital.

 

Fernando dirige o programa de doutorado em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, onde também é professor titular do departamento de desenho. Coordena o curso de mestrado em Estudos sobre Cultura Visual.

 

Desafios da Educação

 

Durante a manhã, a professora doutora Maria Cândido Borges de Moraes, da Universidade Católica de Brasília, UCB, deu início ao segundo dia. Juana Maria Sancho Gil, da Universidade de Barcelona e a presidente do comitê organizador do COEB, Rosangela Machado, também ministraram palestras.

 

Este ano, o evento teve como tema“Desafio da Educação Contemporânea: concepções e práticas”. O objetivo foi debater políticas públicas, relacionadas à educação infantil, fundamental ede jovens e adultos.


galeria de imagens