Secretaria Municipal de Educação

12/04/2016 - Educação
Começam atividades da Semana do Livro Infantil
Creche Celso Ramos sediou a abertura da sétima edição do evento

foto/divulgação: Lucas Zeferino

Atividades ocorrerão de 12 a 18 de abril.

Teve início nesta terça-feira (12) a sétima Semana Municipal do Livro Infantil, promovida pela Secretaria de Educação de Florianópolis. Através da iniciativa, até o dia 18, em diversos pontos da cidade, serão realizadas inúmeras atividades voltadas à temática. Entre as atrações estão palestras, contações de histórias e outras ações culturais. A Creche Celso Ramos, na Prainha, serviu de palco para a abertura do evento. Com muita alegria, a criançada prestigiou uma apresentação circense e dançou ao embalo de músicas tocadas pela Banda do Exército.

 

“A leitura abre portas para o conhecimento, imaginação e diversão. Abre fronteiras”, enfatizou o secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. “Por isso, é de extrema importância que tenhamos uma iniciativa do tipo que leva cultura não só para as nossas unidades, mas para a cidade inteira”, completou.

 

A criançada ouviu com atenção as histórias contadas pela Dona Cota. A personagem, interpretada pela professora Marize Gonçalves, busca resgatar elementos da cultura açoriana por intermédio do ato “Dona Cota tecendo contos”.

 

Olhares curiosos estampavam os rostos das crianças quando Chico Chan e Pituca da Rosa começaram a se apresentar. Com o tempo, foram substituídas por risadas. Os integrantes do grupo Dale Circo divertiram a garotada com seus malabarismos e brincadeiras. Os profissionais Carlos Velazquez e Ana Paula Grigoli dão vida aos personagens.

 

A Banda do Exército colocou os pequenos para dançar. Com instrumentos de sopro e percussão, tocaram músicas infantis e divertiram os alunos da unidade, que tiraram o pé do chão ao som de canções como “Cai, cai, balão” e “A barata diz que tem”.

 

A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada no período que envolve o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e do nascimento do escritor Monteiro Lobato.

 

Série de atividades  

No Centro de Educação Continuada da SME, de quarta a sexta, às 9 e às 14 horas, serão realizadas visitações na biblioteca, contações de histórias e Mostra de Cinema Infantil.

 

Estarão expostos também no mesmo local, na quarta-feira (13), das 9 às 20 horas, os Livros Brincantes feitos artesanalmente. A ação é uma parceria entre Literalise, grupo de pesquisa sobre literatura infantil e juvenil, e o curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. O estabelecimento fica na rua Ferreira Lima, 82, no centro da Capital. O agendamento deve ser feito através do telefone 3212-0918.

Contação de histórias 

A Barca dos Livros também participará do evento. Das 9 às 14 horas do dia 13 haverá visita à biblioteca e narração de histórias. Já no dia 15, às 20 horas, será promovido um bate-papo e sessão de autógrafos com o Tino Freitas, autor do livro “Palavra também é brinquedo”. Na sexta, a partir das 16 horas, Tino apresentará o show “Quem quer brincar comigo?”.

 

Contações de histórias ocorrerão em duas ocasiões no Hospital Infantil Joana de Gusmão. Primeiro, no dia 13 às 14 horas, e depois, no dia 15 às 9h30. Já durante todo o dia 18, haverá a oficina de contação de histórias para os voluntários da Associação de Voluntários de Saúde (AVOS).

Delícia de sobremesa 

Assim como no ano passado, será realizada a Sobremesa Literária, pelo Colégio de Aplicação da UFSC. No dia 13, das 12h30 às 13h30, os participantes serão convidados a doar um doce para compor a mesa de sobremesas que serão degustadas enquanto são debatidas obras literárias. Para o evento, o tema escolhido foi “Recado para Jovens Leitores”. A escritora Regina Carvalho, que assina “A Sapinha Meiga” e “O Sapo Azul”, marcará presença.

Diálogos docentes 

No dia 16, a Livraria Paulos, na Rua Jerônimo Coelho, sediará a palestra “Diálogos Docentes”, sobre a formação do leitor sob o viés do conceito do letramento literário. Será ministrada pela professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFSC Arlyse Silva Ditter, às 9 horas.

Clube do livro 

A Biblioteca Pública de Santa Catarina servirá de palco para contações de histórias nos dias 14 e 15 a partir das 9 horas. Já na região continental, na Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, haverá Clube do Livro, Telecine Kids e apresentação de balé em dois horários: das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 16 horas. Interessados devem ligar parao número 3212-0918.

Para meninos e meninas

O filme “Turma da Mônica em: Cineclube para meninos e meninas” será exibido na Casa da Memória, na rua Padre Miguelinho no dia 14, a partir das 9 horas. O agendamento é realizado pelo telefone 2106-5918.

Parceria de sucesso 

Parceiro da iniciativa há anos e correalizador do evento, o SESC Prainha também promoverá ações em seu espaço. Nos dias 14 e 15, das 9 às 14 horas, haverá visitação à brinquedoteca do estabelecimento. De quarta até sexta-feira, serão realizadas contações de histórias na biblioteca, que terá visitas guiadas e oficinas literárias. O agendamento deve ser realizado pelo telefone 3229-2200.

 

No Teatro do SESC Prainha, ocorrerão apresentações de três espetáculos. Nos dias 13 e 14, das 10 às 15 horas, é a vez da Cia dos Mafagafos. No dia seguinte, das 10 às 15 horas, Andrés Tissier sobe ao palco com “Histórias do Mauro”. No mesmo dia, às 20 horas, Denise Bendiner assume com “Chuvinha”.

 

No dia 17, domingo, acontecerá a minimaratona de contação de histórias, às 14 horas.

Para Seminário de Literatura 

O encerramento das atividades ocorrerá no Senac, no dia 18, com a terceira edição do Seminário Paulus de Literatura, promovido em parceria com a Editora Paulus. O estabelecimento fica na rua Silva Jardins, 360.

 

O objetivo é instrumentalizar os profissionais da educação para as ações pedagógicas literárias, discutir a essência da criação de narrativas, proporcionar o encontro com autores de âmbito nacional. O Seminário também visa ampliar os referenciais literários dos participantes, fortalecer a promoção da leitura e valorizar as bibliotecas como espaços culturais.

 

A partir das 10 horas, Maria Helena Marques, comunicóloga, pedagoga e especialista em educação na infância ministrará a palestra “A importância da literatura na construção de uma escola de valor”.

 

Eliane Santana Dias Debus, doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS, falará a partir das 13h30 sobre “Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina”.

 

Às 15h30, ocorrerá a última palestra intitulada “Dialogando com os livros e com as histórias na sala de aula: como seduzir os alunos para a leitura.” A mestre em educação, especialista em leitura e professora da UFRJ Lucia Fidalgo ministrará a fala. 


galeria de imagens