Secretaria Municipal de Educação

13/07/2016 - Educação
Tapera: crianças atuam em peça teatral ecológica
Para falar sobre meio ambiente, professores da Creche Ana Spyrios criam encenação com cenários e figurinos sustentáveis

foto/divulgação: sme

Os figurinos da peça foram confeccionados com tecidos de sombrinhas e guardas-chuvas que estavam danificados e sem utilidade.

Para promover ainda mais a consciência ecológica entre as crianças, os professores da Creche Municipal Anna Spyrios Dimatos, na Tapera, decidiram encenar a peça teatral ‘Os três Rs’, que significam reduzir, reutilizar e reciclar.

 

A dramatização faz parte do projeto coletivo da unidade ‘Meio Ambiente’. A proposta foi desenvolvida por André Kruger, Carolline Boscheto, Maria de Fátia, Rosemere Ferreira, Thalita Luana, Gizele Ramos e Rita Duarte, professores auxiliares da instituição.

 

Na narrativa, três personagens, os Rs, são super heróis que mostram como as crianças podem ajudar o planeta separando o lixo de forma correta através das cores indicadas para cada resíduo. Assim, tudo que é jogado fora poderá ter outro destino, sendo reaproveitado, reutilizado e reciclado. Esses heróis também lutam contra o vilão ‘Super Sujão’, que deseja espalhar poluição e doenças na terra.

 

Os figurinos da peça foram confeccionados com tecidos de sombrinhas e guardas-chuvas que estavam danificados e sem utilidade, como também as lixeiras do cenário feitas com bombonas de água, cada qual com sua cor correspondente.

 

A historia foi elaborada a partir do livro “O Mundinho”, da autora Ingrid Bellinghausen. No enredo há um lugar em que cada habitante tem um jeito diferente de ser. Uns vivem no norte e gostam de andar descalços, outros no sul e adoram tomar chocolate quente, alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda. Mas, cada um deles tem sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz.

 

A Creche Anna Spyrios é responsável por 218 crianças de 0 e 6 anos em período integral. Todos os pequenos assistiram a encenação que ocorreu no refeitório da unidade.


galeria de imagens