Secretaria Municipal de Educação

15/09/2016 - Educação
'Pequeno Príncipe' para estudar sistema solar
Atividade faz parte do projeto pedagógico do NEI Gentil Mathias

foto/divulgação: SME

As professoras Zelia Zimmermann, Rafaela Vieira e Adrielli Magalhães, Maria Goreti Meie e Juliana Lange Ramos foram as responsáveis pela atividade

“O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração”.


“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”


Essas frases memoráveis são parte de uma obra literária tão famosa quanto elas. Quem leu ‘O Pequeno Príncipe’, do escritor Antoine de Saint-Exupéry, deve conhecê-las.

 

O livro, datado em 1943, foi trabalhado em sala no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Gentil Mathias, nos Ingleses, com crianças de idade entre 5 e 6 anos.

 

Saint-Exupéry apresenta um piloto de avião que cai em um deserto. Ali, ele encontra um menino louro, que diz ter vindo de um planeta distante. Juntos os dois traçam valores como amizade, amor e respeito. A narrativa, apesar de ser dirigida para o público infantil, é repleta de filosofia e poesia, além de ser a terceira maior produção literária mais traduzida do planeta, lançada em 160 idiomas.

 

A partir da obra, as professoras Zelia Zimmermann, Rafaela Vieira e Adrielli Magalhães, Maria Goreti Meie e Juliana Lange Ramos, apresentaram à turma um universo de descobertas sobre o sistema solar, planeta terra, e até questões ligadas à sustentabilidade, que aparecem no livro.

 

Após a leitura da narrativa, realizada com fantoches, as profissionais levaram até a unidade o planetário itinerante Urânia, que utiliza como ferramenta básica a realidade virtual de imersão no espaço, e as crianças puderam conhecer mais a respeito do universo. A garotada também fez desenhos, pinturas, construiu planetas e montou protótipo de um foguete, feito com a ajuda dos familiares.

 

Para as professoras, a obra possibilitou trabalhos e discussões significativas sobre valores que influenciam o convívio social. Curiosidades e descobertas a respeito do sol, terra e galáxia, além de envolver os responsáveis pelos pequenos, que trabalharam na construção das maquetes.


galeria de imagens