Secretaria Municipal de Educação

19/10/2016 - Educação
Alunos viram cadeirantes para jogar basquete
Experiência ocorrerá na Escola Municipal Dilma Lúcia dos Santos

foto/divulgação: sme

O evento ocorrerá das 13h30 às 16h30 dentro do Projeto Esporte Adaptado

Os estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos terão uma experiência diferente na tarde desta quinta-feira (20): eles vão se tornar jogadores de basquete adaptado para cadeirantes.

 

A intenção é fortalecer os laços de inclusão na escola e que a criançada perceba as dificuldades pelas quais passam as pessoas que possuem alteração completa ou parcial em alguma parte do corpo. Antes de virarem atletas, os alunos irão acompanhar uma apresentação de basquete do time adulto da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos, a Aflodef.

 

O evento ocorrerá das 13h30 às 16h30,  dentro do Projeto Esporte Adaptado, promovido pelos professores de educação física da unidade, com a mediação do professor Orion Pezzetta e com apoio da sala multimeios, através de Sulísia Romão e Regina Fiorillo.

 

A Escola Dilma Lúcia está localizada na Armação do Pântano do Sul, Sul da Ilha. O estabelecimento de ensino é responsável por 470 alunos, tendo entre eles quatro com algum tipo de deficiência (exceto física).

 

O jogo

 

Conforme dados do site da Aflodef, o equipamento do jogo é adaptado e padronizado pelas regras da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).

 

Na classificação funcional, os atletas são avaliados de acordo com o comprometimento físico-motor em uma escala de 1 a 4,5, diz o informe da Aflodef. Quanto maior a deficiência, menor a classe. A soma desses números na equipe de cinco pessoas não pode ultrapassar 14.

 

O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira. As dimensões da quadra e a altura da cesta seguem o padrão do basquete olímpico. São disputados quatro quartos de 10 minutos cada.

 

Serviço

O quê: Jogo de basquete para cadeirantes com alunos da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos

Quando: amanhã, quinta-feira, dia 20

Horário: 13h30 às 16h30

Endereço: SC-406, 6.050, Armação, Sul da Ilha