Secretaria Municipal de Educação

11/07/2017 - Educação
Alunos da rede apresentam trabalho no VI Seminário das Feiras de Matemática
Intitulado “A Matemática Entre as Raquetes”, a proposta é entender a disciplina dentro do tênis de quadra

foto/divulgação: SME

Professor Lindomar, Gustavo, professora Bárbara e Ana Caroline

A professora Bárbara da Silva Borges e os estudantes Gustavo Rosing e Ana Caroline Machado da Rosa, da Escola Básica Municipal de Florianópolis Mâncio Costa, no bairro Ratones, juntamente com o professor Lindomar Duarte de Souza, Assessor Pedagógico da Diretoria de Educação Fundamental (DEF), representaram a Prefeitura Municipal de Florianópolis no VI Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática, que ocorreu no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.

 

O trabalho intitulado “A Matemática Entre as Raquetes” foi o único projeto de Florianópolis indicado como destaque na XXXII Feira Catarinense de Matemática, no ano passado. Com a indicação, o projeto criado por Gustavo e Ana Caroline e supervisionado pela professora Bárbara foi selecionado para participar de eventos que representem o movimento das Feiras de Matemática.

 

A proposta apresentada é entender a disciplina dentro do tênis de quadra. “Escolhemos esta modalidade esportiva por tratar-se de um esporte olímpico e, por termos o nosso manezinho, Gustavo Kuerten, o Guga, como seu maior representante no Brasil”, explica a professora Bárbara.

 

O trabalho foi iniciado com uma pesquisa histórica sobre o esporte do tênis de quadra e sobre o Guga. Os alunos buscaram as medidas oficiais dos objetos necessários para essa prática esportiva (bola, raquete, quadra, rede), além de realizarem uma pesquisa comparativa entre os valores envolvidos para prática esportiva do tênis e do futebol.

 

Na sequência, foi explorada toda a matemática envolvida nos dados coletados. Ainda foi feita a confecção de cartazes e maquetes.

 

“A prática revelou muitos conceitos matemáticos que estão aplicados no tênis de quadra. Os estudantes se envolveram muito durante todo o processo e demonstraram interesse pela disciplina presente no esporte”, conta Bárbara.

 

Os alunos também participaram da Semana Guga Kuerten, no ano passado, apresentando a atividade ao próprio Guga e às pessoas que prestigiaram o evento.

 

Gustavo Kurten é considerado o maior tenista da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial, tendo conquistado três títulos no torneio de Roland-Garros, na França.

 
O Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, salienta que a Matemática é uma das suas  grandes prioridades. “A rede municipal de educação entende que o conhecimento matemático é essencial para a formação de nossos educandos, permitindo que eles desenvolvam o raciocínio lógico e dedutível e, dessa forma, possam melhorar seu entendimento nas demais áreas”.


galeria de imagens