Secretaria Municipal de Educação

12/07/2017 - Educação
Aluna de Florianópolis está na final de concurso internacional de redação
Fernandha Antunes, da Escola Henrique Veras, aguarda a final, em outubro

foto/divulgação: divulgação

Diretor Roni, Fernandha e professora Rosângela, com a turma do sexto ano da manhã

Fernandha Antunes, de dez anos, estudante do sexto ano matutino da Escola Básica Municipal de Florianópolis Henrique Veras, localizada na Lagoa da Conceição,  foi classificada para a final do concurso mundial Living Peace 2017 (Vivendo a Paz) de redação. O tema da redação foi “Aprendendo com a Natureza”.

 

Nessa primeira etapa, Fernandha recebeu um certificado internacional de participação, junto com a notícia de que foi selecionada para a grande final, para competir com alunos que enviaram textos do mundo inteiro.

 

O concurso será concluído em outubro, quando serão divulgados os vencedores. As redações serão avaliadas e posteriormente as classificadas concorrerão a prêmios em dinheiro, para a escola e para o aluno. O evento deste ano ocorrerá no Japão.

 

 

Living Peace 

 

 

Visando incentivar a sociedade a aprender e refletir, o Living Peace é um programa mundial organizado no esforço de estimular os jovens a colocarem  suas energias, imaginações e ações para a promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento sustentável.

 

Ele engloba atividades como redações, atividades culturais e físicas e desenhos. O projeto faz parte do Programa de Ação Global de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

 

Cultura de Paz

 

 

De acordo com o diretor da unidade, Roni Kampf, o reconhecimento foi muito importante para todos da turma, que já estiveram envolvidos no 10º Fórum Mundial da Paz, ocorrido em setembro de 2016, o primeiro no Brasil. Os alunos dos quintos anos participaram da Bandeira da Paz e do Flash Mob pela Paz.

 

“Na Henrique Veras estamos todos engajados na cultura de paz através de diversas ações. Desde 2011, temos a Meditação para Paz nas Escolas, desenvolvida pela professora de educação física Rosângela Martins, que também é responsável pelo Living Peace na unidade”, explica.

 

Os 45 alunos dos sextos anos, do período matutino e vespertino também participarão do 11º Fórum Mundial da Paz que ocorrerá este ano, enviando um vídeo para a cidade Amã, na Jordânia, local do evento.

 

 

Sobre a autora

 

"Enquanto eu escrevia a redação me senti de um jeito que nunca me senti antes. No começo eu achava que não iria ficar bom, mas fui percebendo que se eu escrevesse usando o coração eu iria conseguir”, conta Fernandha.

 

Segundo ela, o maior motivo que a levou a participar do concurso e escrever o texto foi pensar que de alguma forma ela estaria ajudando o meio ambiente. “Que quando as pessoas lerem essa redação, elas ajudem a preservar o planeta", completa.

 

Como ela diz em seu texto, “Precisamos preservar e proteger a natureza, porque estamos a proteger e preservar nós mesmos, então nós colhemos o que semeamos".

 

 

Lidando com o problema

 

“Um dos problemas a serem enfrentados pela população é a degradação ambiental. Não podemos nos omitir. Temos que falar sobre o assunto intensamente. É o que fez a nossa estudante Fernandha”. A declaração é do secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira⁠⁠⁠⁠.

 

 

A redação vencedora

 

 

Por ser um concurso mundial, o Living Peace recebe redações com os mais diversos idiomas do globo. Por isso, todos os textos devem ser traduzidos para inglês, espanhol, francês, alemão ou japonês. O texto de Fernanda pode ser lido na íntegra abaixo, na versão original e no idioma latino.

 

 

 

APRENDENDO COM A NATUREZA: PROTEGENDO A NÓS MESMOS

 

 

    A natureza nos fornece  muitos bens que estão à nossa disposição como água, luz solar, oxigênio e não podemos sobreviver sem eles. Um mundo de energia renovável e não-renovável inteiramente ao nosso alcance, nós por vezes, usamos o que a natureza nos oferece e nos esquecemos de que nem tudo o que usamos  é renovável e, eventualmente, a maioria dessas fontes se esgotarão.

 

 

Mesmo energias renováveis ​​levam vários anos para se tornarem próprias para o consumo, não temos todo esse tempo. Estamos destruindo os presentes oferecidos pela natureza.

 

A poluição é uma das questões  mais conhecidas e discutidas, as formas de contaminação da água, do ar e do solo. Em um mundo dominado por seres humanos, onde tudo está ao nosso alcance quando precisamos, onde tudo é removido da natureza, muitas vezes poluindo sem remorso, a natureza tem se protegido muitas vezes causando desastres naturais.

 

 

 Aprendemos com a natureza que tudo o que fazemos tem consequências. Então,  estamos conscientes de que estamos causando danos ao meio ambiente estão causando a nós mesmos, precisamos preservar e proteger a natureza, porque estamos a proteger e preservar nós mesmos, então "nós colhemos o que semeamos. 

 

 

 

APRENDIENDO CON LA NATURALEZA: PROTEGIENDO A NOSOTROS MISMOS

 

 

         La naturaleza nos proporciona muchos bienes que están a nuestra disposición como el agua, la luz del sol, el oxígeno y sin ellos no sobrevivir. Un mundo repleto de fuentes renovables y no renovables completamente a nuestro alcance, a veces utilizamos lo que la naturaleza nos ofrece y nos olvidamos de que no todo lo que usamos es renovable y en el futuro la mayoría de esas fuentes se agotarán.

 

Incluso las fuentes renovables llevan varios años para volver a ser propias para el consumo, no tenemos todo ese tiempo, destruimos los regalos ofrecidos por la naturaleza. La contaminación es uno de los temas más conocidos y debatidos, pero la contaminación avanza sobre el agua, el aire y el suelo.

 

En un mundo dominado por seres humanos, donde todo está a mi alcance cuando lo necesito y sólo es retirado de la naturaleza, muchas veces contaminando sin remordimiento, la naturaleza no tiene como protegerse, muchas causando desastres naturales.

 

Aprendemos con la naturaleza que todo lo que hacemos tiene consecuencias.

 

 Entonces, si tenemos conciencia de que los daños que estamos causando al medio ambiente nos estamos causando a nosotros mismos, necesitamos preservar y proteger la naturaleza, porque estaremos protegiendo y preservando a nosotros mismos, entonces "cosechamos lo que plantamos.