Secretaria Municipal de Educação

home >

Programa de Avaliação de Desempenho Profissional

 

A avaliação está presente em todas as instâncias da prática social, de modo formal ou informal. Nas últimas décadas ela tem sido convocada permanentemente a desempenhar seu papel na direção da melhoria da prática social.  O processo de avaliação é conceituado a partir de diferentes pontos de vista teóricos que disputam entre si o estatuto de verdade, a fim de orientar sua concepção, finalidades e procedimentos. Alguns a entendem apenas em sua dimensão somativa, outros na sua dimensão diagnóstica e outros ainda, para o enfrentamento dos desafios educacionais, na dimensão formativa.

 

É nesta dimensão formativa que o processo de avaliação de desempenho profissional da Secretaria Municipal de Educação vem se centrando, a partir da experiência desenvolvida por comissão específica a esse fim, num constante processo de ação-reflexão-ação, onde múltiplos diálogos são celebrados, aperfeiçoando os mecanismos de escuta, de debate, de problematização e de encaminhamentos articulados ao Sistema Municipal de Ensino, no intento de efetivar políticas públicas para a educação.

 

O programa de avaliação de desempenho profissional no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, contempla dois segmentos: os servidores admitidos em caráter temporário e os servidores admitidos através de concurso público, em período de estágio probatório.

 

Para os servidores admitidos em caráter temporário, a avaliação é regulamentada através da Portaria nº 036/2018, do Secretário Municipal de Educação, e coordenada pela Diretoria de Gestãi Escolar, por meio de Comissão Geral composta por representantes da Diretoria de Educação Infantil e Diretoria de Ensino Fundamental.

 

No caso dos servidores admitidos através de concurso público, em período de estágio probatório, a avaliação é regulamentada através do Decreto Municipal nº 16.550/16, e coordenada pela Secretaria Municipal da Administração, através de Comissão Geral, composta por quatro servidores do quadro civil e três servidores do quadro do Magistério.

 

Compete as Comissões Gerais coordenar, orientar e homologar as avaliações realizadas nas unidades educativas, através de Comissões Locais compostas pelo(a) diretor(a) e dois representantes dos servidores, eleitos democraticamente entre seus pares.

 

As avaliações são entendidas como um processo contínuo, realizadas de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Unidade Educativa.

 

Comissão Geral de Avaliação dos Servidores Substitutos, Designados e Portaria TIN

Avenida Prefeito Osmar Cunha - Edifício Bancário Ewaldo Moritz, n° 91 - 2º andar - Centro - Florianópolis - SC

Telefone: (48) 

e-mail: dime@sme.pmf.sc.gov.br

Representantes:

- Nívia Barros Escouto - Presidente e Chefe do Departamento de Integração, Mediação e Avaliação de Desempenho

- Barbara Luiza Ludvig Rodrigues e Juliana Dias Ferraz de Souza - Diretoria de Educação Infantil

- Sônia Santos Lima de Carvalho e Rodrigo Cantos Savelli Gomes - Diretoria de Educação Fundamental

 

Comissão Geral de Avaliação dos Servidores em Estágio Probatório

Rua Conselheiro Mafra, 656 - 2º andar - Sala 201 - Centro - Florianópolis - SC

e-mail: estagioprobatorio.sma@pmf.sc.gov.br

 

Representantes da Secretaria Municipal de Administração

Telefone: (48) 3251.5925

- Simone Sarita Wagner Honorata (Presidente)

- Claudia Wagner Schutz

- Flávio Teixeira da Cunha

- Maria de Jesus de Sousa


Representantes da Secretaria Municipal de Educação

Telefone: (48) 

- Nívia Barros Escouto - Diretoria de Gestão de Pessoal da Educação

- Juliana Diaz Ferraz de Souza - Diretoria de Educação Infantil

- Rodrigo Cantos Savelli Gomes - Diretoria de Educação Fundamental