Secretaria Municipal de Educação

notícias e eventos
Semana Municipal do Livro Infantil - 1ª Edição
12/04/2010 a 18/04/2010
Horário: 08:00 às 20:00


Primeira Semana Municipal do livro Infantil

 

 

 

 Entre as atividades previstas estão contação de histórias, varal literário, momento com escritores, além de programação especial em bibliotecas.

 

 

Inicia na próxima segunda-feira (12) a I Semana Municipal do Livro Infantil. A coordenação é da Secretaria de Educação da capital que planeja uma série de eventos em espaços públicos, como a Casa da Memória, além de escolas e creches. A semana do Livro Infantil foi instituída no ano passado para ser realizada na semana do dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do nascimento do Escritor Monteiro Lobato.

 

A programação vai até o próximo domingo (18) e inclui Mostra de aproximadamente vinte trabalhos de leitura realizados nas unidades educativas ligadas à SME, varal literário, apresentações culturais, espetáculos teatrais, contação de histórias e um momento literário, com escritores catarinenses.

 

Um dos espetáculos é o “Frankolino”, que será apresentado pela atriz Andréa Rihl, no TICEN, todas as tardes da semana de 12 a 16 de abril, sempre às 15 horas. E no dia 17, às 10h, a apresentação será na Praça XV.

 

O SESC Santa Catarina também promoverá, durante a Semana, quatro espetáculos culturais nas Escolas Básicas e Desdobradas. Os espetáculos são: Brincando de Bonecos (teatro de formas animadas), No Dorso do Rinoceronte (música para crianças), Circo e Poesia com Circoloko (circo e teatro) e Balaio de Histórias e Mil Horas Contando Histórias (contação de histórias). Além disso, haverá uma programação especial no SESC da Prainha.

 

Outra atração da Semana Municipal de Livro Infantil será o varal literário no dia 17, das 9h às 13h, na Praça XV de Novembro. Serão expostos os textos produzidos pelas crianças durante a Semana, nas atividades promovidas pelas unidades educativas.

 

No dia 15, haverá a Calçada da Criança: a Rua Padre Miguelinho, ao lado da catedral, será transformada em um espaço lúdico, com algumas das brincadeiras infantis registradas no livro “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, de Telma Piacentini, que será lançado no dia anterior, às 19h. No Momento com Escritores, será realizada uma mesa redonda com os seguintes componentes: Alcides Buss, Eliane Debus, Yedda de Castro Goulart e Marta Martins.  O tema será "A Valorização da Produção Literária Catarinense"

 

As bibliotecas também terão uma programação especial. A Biblioteca Central da SME fará a semana de contação de histórias. E a Biblioteca Barreiros Filho terá exposição de livros e fotos, contação de histórias, varal literário, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.

 

Outras atividades serão realizadas em Creches e NEIs pertencentes à Rede Municipal de Ensino, como oficina de origami e biscuit, além de muita contação de história.

 

Para a realização das atividades previstas na programação, a SME e o SESC contam com a parceria da Biblioteca Barreiros Filho e do Terminal Rodoviário Rita Maria, com o apoio da Fundação Franklin Cascaes e da Fundação Municipal de Esportes, além da colaboração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC, do Instituto Guga Kuerten, da ESCOLA ABERTA e de contadores e artistas voluntários, como Fabrícia Brito, Rosetenair Feijó Scharf, Marivana Mafra Érico, Murilo Milton Machado e Loana Allem Rech.

 

Programação

Espetáculos Culturais vão às Escolas

De 12 à 16 de Abril

às 10h (manhã)

às 15h (tarde)

Quatro espetáculos culturais promovidos pelo SESC-SC:

1- Teatro de Formas Animadas: “Brincando de bonecos”

2- Música para Crianças: “No dorso no rinoceronte”

3- Circo - Teatro: ”Circo e Poesia com Circoloko”

4- Contação de Histórias: “Balaio de histórias; Mil Horas contando histórias”

Local: Escolas Básicas e Desdobradas da PMF


Clique aqui para conferir as sinopses de cada espetáculo

 

Cada unidade terá uma apresentação na semana

*Haverá programação especial, aberta à população, no SESC da Prainha.

 

Clique aqui para conferir essa programação.

 

Espetáculo Francolino

De 12 à 17 de Abril

às 15h de segunda a sexta-feira no TICEN (Terminal de Integração do Centro)

às 10h no sábado na Praça XV de Novembro

Apresentação teatral, encenada pela atriz Andrea Rihl, com animação do boneco Francolino contando “causos bruxólicos”.

 

Varal Literário

17 abr

8h às 13h

Textos das crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas ligados à SME, produzidos durante a semana de 12 a 15 de abril, nas atividades promovidas em cada unidade.

Local: Praça XV

às 10h

Espetáculo Francolino, promovido pela Fundação Franklin Cascaes.

Local: Praça XV

 

Momento com Escritores

14 abr

19h

Lançamento do Livro: “Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina”, da escritora Telma Piacentini, FFC Publicações.

 

15 abr

14h às 17h

Calçada da Criança

 

Abertura: Intervenção Poética e Musical - Performance: doses homeopáticas de poesia, com recheios sonoros. (Sol Rocha e Jackson Cardoso)

 

A rua ao lado da catedral será transformada em um espaço lúdico, com algumas das brincadeiras infantis citadas no livro lançado no dia 14.

 

às 18h30

Mesa Redonda

 

Abertura: Intervenção Poética e Musical - Performance: doses homeopáticas de poesia, com recheios sonoros. (Sol Rocha e Jackson Cardoso)

 

Tema: “Valorização da produção literária catarinense”
Componentes da mesa: Alcides Buss, Eliane Debus, Yedda Goulart e Marta de Martins.
Escritores convidados: Adão Karaí Antunes, Maria de Lourdes Krieger e Eloí Elisabete Bocheco

Local: Casa da Memória
End: Rua Padre Miguelinho, nº 58. Ao lado da Catedral (48) 3333-1323

 

Atividades nas Bibliotecas

As bibliotecas escolares das unidades educativas pertencentes à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis também estarão com programação própria,voltada para o “mundo” criativo, imaginário, lúdico e mágico da literatura infantil, ao longo da semana.

De 12 a 16 de Abril

Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação

9h às 20h

Contação de histórias por profissionais da rede municipal de ensino, bolsistas da UDESC/NEAB e bibliotecária do SESC.

Local: CEC - Centro de Educação Continuada
End: Rua Ferreira Lima, 82. Centro (48) 2106-5907

 

Clique aqui para conferir a programação.


Biblioteca Barreiros Filho

9h às 19h

Atividades diversas: exposição de livros e fotos, contação de histórias, varal literário, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.

Local: Biblioteca Barreiros Filho

End: Rua João Evangelista da Costa, 1160 - Bairro de Fátima (48) 3324-1415

 

Clique aqui para conferir a programação.

 

Mostra de Trabalhos de Leitura

De 12 a 16 de Abril

8h às 18h

Exposição de trabalhos voltados para a leitura de literatura, realizados nas unidades educativas ligadas à Secretaria Municipal de Educação.

 

Clique aqui para conferir a programação.