Secretaria Municipal de Educação

notícias e eventos
VI Seminário Municipal de Diversidade Etnicorracial
18/11/2010 a 19/11/2010
Horário: 08:00 às 17:00


foto/divulgação: DEF

Cocar

Educação promove evento sobre diversidade etnicorracial

 

Seminário será na próxima semana em hotel da capital
 

A Secretaria de Educação de Florianópolis irá realizar o VI Seminário de Diversidade Etnicorracial da rede de ensino. O evento, que tem como principal objetivo discutir ações político-pedagógicas para o desenvolvimento da educação das relações etnicorraciais, será nos dias 18 e 19 de novembro, das 8h30 às 17h, no Morro das Pedras Praia Hotel.

 

O tema deste ano é “A Educação das Relações Etnicorraciais : encontros com a diversidade”.

 

Durante o seminário haverá palestras e relatos de experiências desenvolvidas na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Complementar, Educação de Jovens e Adultos, Centros de Educação Complementar, ONG´s e entidades conveniadas.

 

Palestras

  

Na quinta-feira (18/11), o palestrante Paulino de Jesus Cardoso, Doutor em História e Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Comunidade da UDESC, abordará a lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio, assim como a lei 11.645/08, que inclui no currículo o ensino de História e Cultura Indígena.

 

O evento contará ainda com a palestra “A questão indígena no âmbito da Educação das relações etinicorraciais: Reflexões para o Projeto Político Pedagógico”, que ocorrerá na sexta-feira (19/11). As ministrantes serão Silvia Maria de Oliveira, Mestre em Educação e membro da Comissão de apoio aos Povos Indígenas e Maria Dorothea Post Darella, Doutora em Antropologia (Museu da UFSC). No mesmo dia haverá a palestra “Africanidades Catarinenses: Implicações nas práticas pedagógicas, com Jeruse Maria Romão – Mestre em Educação e Consultora em Educação das Relações Etnicorraciais.

 

No seminário também haverá a apresentação cultural “Contos Africanos”, com a professora da Capital, Fabrícia Brito. 

 

A Educação das Relações Etnicorraciais na RME de Florianópolis: encontros com a diversidade

 

Apresentação

 

A Secretaria Municipal de Educação institui o VI SEMINÁRIO DE DIVERSIDADE ETNICORRACIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS,  envolvendo Mostra de Trabalhos, Conferências, Palestras e Relatos de Experiências, com o tema A Educação das Relações Etnicorraciais na RME de Florianópolis: encontros com a diversidade.

 

Objetivo Geral

 

Conferir, avaliar, propor e redimensionar ações político-pedagógicas para o desenvolvimento da educação das relações etnicorraciais no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.  

 

Metodologia

 

O evento será constituído de palestras e relatos de experiências desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Complementar, Educação de Jovens e Adultos, CEC’s, ONG’s e Conveniadas.

 

Público Alvo

 

  • Educadores das Unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Complementar, Educação de Jovens e Adultos, CEC’s, ONG’s e Conveniadas que atuam no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

 

Cronograma e Temáticas

 

18/11Quinta-feira

08h30 - Performance 

09h - Abertura

  • Apresentação Cultural

 

10h15 – Palestra:  Lei 10.639/03 e 11.645/08: Discutindo o processo de implementação e seus impactos nas políticas públicas educacionais

 

11h15 - Debate 

12h  - Almoço

13h - Relatos  de Experiências
  • Apresentação Cultural : Contos Africanos
  • Relatos de Experiências
  • Apresentação cultural

 

17h - Encerramento

 

19/11 – Sexta-feira

08h30 – Performance

  • Apresentação cultural

 

09h45 - Palestra: A questão Indigena no âmbito da Educação das Relações Étnicorraciais: Reflexões para o Projeto Político Pedagógico

 

10h45 - Debate

  • Apresentação Cultural
  • Relatos de Experências

12h  - Almoço

13h – Performance

  • Relatos  de Experiências

 

14h15 – Palestra: Africanidades Catarinenses: Implicações nas Práticas Pedagógicas

 

15h15 - Debate

  • Relatos de experiências
  • Apresentação Cultural

17h -     Encerramento

 

Horário e local

 

  • Das 8h às 12h e das 13h às 17h

Morro das Pedras Praia Hotel, Rua Manoel Pedro Vieira, 550 - Morro das Pedras - Florianópolis-SC