Secretaria Municipal de Educação

27/08/2014 - Educação
Educação promove oficinas para readaptados
São quatro temas distribuídos em cursos de 12 horas cada

foto/divulgação: Divulgação/Comcap

Maria Pra (esquerda) ministrará a oficina "Fuxico: a sombrinha e a chuva” nos dias 12, 19 e 26 de novembro.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Saúde e Bem-Estar do Servidor e o Programa Mapa das Artes e Culturas, está disponibilizando várias oficinas para os servidores em situação de readaptação funcional. O intuito é auxiliá-los na descoberta de novas habilidades e possibilitar a troca de experiências. Atualmente, na SME existem 460 profissionais readaptados.

Serão 25 vagas por oficina, preenchidas por ordem de inscrição. Cada unidade educativa só poderá encaminhar um servidor por oficina. Para os servidores com 100% de frequência, será emitido certificado de 12 doze horas.


A readaptação acontece quando há modificação do estado físico ou mental do servidor, que venha a alterar sua capacidade para algumas tarefas ou com relação a certas condições ou ambiente de trabalho.


Nesta quarta-feira (27) acontece a primeira das oficinas. Intitulada “Costurando ideias... com livros de feltro”, a iniciativa será ministrada por Dione Raizer, que é profissional do Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor. As aulas também serão realizadasnos dias 9 e 10 de setembro, das 13h às 17 horas. Todas as atividades serão na Sala de Oficinas do Programa de Saúde e Bem Estar do Servidor, no Centro de Educação Continuada. Rua Ferreira Lima nº 82.

 

   Até novembro outras três oficinas serão disponibilizadas. Em setembro, nos dias 9, 16 e 30, haverá o curso “Brinquedos Cantados”, que irá trabalhar a voz e a expressão corporal. São brincadeiras musicais, como “Borboletinha”, “Ciranda cirandinha” e “Escravos de Jó”, que exercitam a criatividade e a capacidade motora. O ministrante será Rafael Spinelli, que é professor de Educação Física da rede municipal de ensino.

 

Transformando o velho em novo

 

   Reutilizar é o objetivo daoficina de outubro. Nos dias 8, 22 e 29, os participantes deverão levar embalagens coloridas de amaciante, sabão líquido, bombons e sabão em pó para as aulas de “Reutilização de materiais: igualdades e diferenças”, ministrada por Valdinei Marques, mais conhecido como “Neiciclagem”.

 

   Valdinei Marques cuida do Museu do Lixo da Comcap, Companhia Melhoramentos da Capital, desde sua criação em 2003. Ao longo desse tempo criou e interpretou vários personagens para animar as atividades da Divisão de Conscientização Ambiental da Comcap em eventos e nas visitas monitoradas ao local. Todo ano, em torno de 6 mil pessoas são recebidas no Museu do Lixo, no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos  da Comcap, no Itacorubi.

 

   O profissional desenvolve oficinas para estimular o reaproveitamento de embalagens na confecção de bonecos e brinquedos. Resultado de sua recente viagem técnica ao México, Neiciclagem acaba de acrescentar às suas oficinas a expertise de elaboração de máscaras com materiais reaproveitados.

 

   Maria Pra, educadora ambiental da Comcap, será a ministrante de novembro com a oficina “Fuxico (retalhos de panos, dobrados, e costurados em formato de flor): a sombrinha e a chuva”. Para esta oficina, nos dias 12, 19 e 26, deverão ser trazidos sombrinhas ou guarda-chuvas velhos, linha de pipa e agulha.

 

   Modelista por formação, na Comcap Maria conseguiu combinar seu “dom da costura” com a consciência de reaproveitar materiais e reduzir a produção de resíduos. “Quando a sombrinha é jogada fora, o tecido ainda pode ter longa vida útil na customização de bolsas retornáveis e de roupas em geral”, aponta a profissional.

 

   Com o tecido impermeável, leve e resistente, Maria ensina fazer vários tipos de fuxico e aplicá-los, em vários objetos. Além dos bordados, também ensina a produzir saias e roupas de carnaval com tecido de sombrinha.

 

   Inscrições no site: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/ link Formação Permanente. Clique em inscrição, opção PROSABES.


galeria de imagens