Secretaria Municipal de Educação

29/08/2014 - Educação
SME oferece cursos a distância para servidores
Serão 50 vagas por curso; inscrições começam na segunda-feira

foto/divulgação: Divulgação

Profissionais receberão curso de primeiros socorros

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Formação Permanente, estará com inscrições abertas a partir de segunda-feira (1º) para cursos na modalidade a distância para os servidores. Os interessados poderão fazer a inscrição no site da SME, no link “formação permanente”.


Os cursos disponíveis são de Planejamento, Registro e Avaliação na Educação Infantil, Gestão Educacional, Primeiros Socorros e Proteção Civil na Educação, Gestão e Ética no Serviço Público e Letramento no Contexto Educativo. Serão ofertadas 50 vagas por curso. 


Cada curso possui duração de oito semanas e carga horária de 40 horas, sendo seis presenciais e 34 a distância. Os encontros presenciais são obrigatórios e acontecem no primeiro e último dia do curso, das 18h30 às 21h30, no Centro de Educação Continuada – CEC. 


Os cursos são desenvolvidos em ambiente virtual de ensino e aprendizagem – AVEA, na plataforma MOODLE (software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual), onde os estudantes contam com o auxílio de professores articuladores. O material didático inclui “Guia do cursista”, “Introdução a EaD e ao Ambiente Virtual” e cadernos temáticos com os conhecimentos específicos.


No período do curso, os participantes deverão fazer as leituras indicadas e realizar as tarefas propostas dentro dos prazos previamente estabelecidos e desenvolver o Plano de Ação Integradora, que visa a desencadear a reflexão-ação-reflexão da prática profissional, a partir da temática abordada nas aulas.

Entre os assuntos propostos no curso Planejamento, Registro e Avaliação na Educação Infantil, estão a concepção de planejamento e avaliação; elementos fundamentais do planejamento e a avaliação como processo sistemático da ação pedagógica. Os princípios e métodos de gestão democrática da educação são temas do curso Gestão Educacional. 


No curso de primeiros socorros e proteção civil na educação, os estudantes discutirão os conceitos de atendimento emergencial para a construção de uma cultura prevencionista nas ações de primeiros socorros, proteção civil e combate a princípios de incêndios.


Princípios éticos no serviço público e legislação são alguns dos assuntos debatidos no curso Gestão e ética no serviço público. O ensino de leitura e escrita, assim como as práticas de letramento no contexto escolar serão os temas dos cursos de Letramento no contexto educativo. 

Cursos:

  • Planejamento, Registro e Avaliação na Educação Infantil

 

Período do curso de 15/09/2014 a 10/11/2014

 

  • Gestão Educacional

 

Período do curso de 16/09/2014 a 11/11/2014

 

  • Primeiros Socorros e Proteção Civil na Educação

 

Período do curso de 17/09/2014 a 12/11/2014

 

  • Gestão e Ética no Serviço Público

 

Período do curso de 18/09/2014 a 13/11/2014

 

  • Letramento no Contexto Educativo

 

Período do curso de 22/09/2014 a 17/11/2014