Secretaria Municipal de Educação

17/09/2014 - Educação
Unidade escolar existe há mais de 50 anos
De 1958 a 2010, estabelecimento fez parte da rede estadual de ensino

foto/divulgação: Arquivo/SME

Antigas professoras da escola foram homenageadas

Antes de se tornar creche, o prédio da unidade funcionou como Escola de Educação Básica Professora Otília Cruz. O estabelecimento foi fundado em 22 de abril de 1958.

Mas surgiu como escola reunida, atendendo classes multisseriadas de 1ª a 4ª séries. Num único espaço, o mesmo professor ensinava para crianças de diferentes idades e níveis educacionais. 

Na década seguinte, em 1968, ganhou o status de grupo escolar, matriculando alunos do antigo primário em classes separadas.  Em 1973, o governo estadual elevou o estabelecimento à condição de escola básica, quando passou a absorver estudantes de 5ª à 8ª séries.

Nos anos 1990, a unidade começou a ser responsável igualmente por crianças em idade de pré-escola. Em 2000, foi denominada Escola de Educação Básica Professora Otília Cruz, adaptando-se às normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

Os dados foram extraídos de trabalhos acadêmicos. Estão presentes na dissertação de mestrado em Psicopedagogia do professor Salomão Mattos Sobrinho, defendida em 2005 na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Também constam na monografia de especialização de Magali Pucci, de 2002, realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), intitulada A Construção de uma Escola Referencial.

A última diretora da Otília Cruz foi a supervisora escolar Márcia Regina de Pinho, que conduziu a unidade de 2006 a 2010. Depois disso, o estabelecimento foi fechado pela falta de alunos.


Ma inauguração da creche, antigas professoras da escola foram homenageadas. Na foto, da esqueda para a direita, na frente: Raquel Conceição de Moraes, Jacy Luíza Vieira dos Santos, Isolette Sprada Pontes e Maria Cândida de Souza; atrás: Maria Matilde dos Santos Costa, Adélia Conceição de Moraes e Carmen Kreber.