Secretaria Municipal de Educação

19/12/2014 - Educação
COEB: Escolhidos trabalhos a serem apresentados
O Congresso de Educação Básica acontecerá nos dias 3 e 4 de fevereiro

foto/divulgação: Divulgação

Cerca de 1500 pessoas participaram do COEB 2014.

Foram selecionados os trabalhos que irão ser apresentados na quinta edição do Congresso de Educação Básica, promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema desta edição é “Indissociabilidade na educação básica: especificidades, desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas.”

 

Os trabalhos foram divididos em duas modalidades: “Comunicação Oral e Pesquisa” e “Relato de Experiência”. A primeira compreende os trabalhos em nível de mestrado e doutorado, e tanto pesquisadores que atuam na rede municipal de ensino quanto pesquisadores externos poderão participar.

 

Já a segunda categoria é destinada aos trabalhos pedagógicos realizados individual ou coletivamente por servidores da rede municipal. As apresentações devem se encaixar em um dos seguintes temas: Política e gestão da educação básica ou Currículo e práticas pedagógicas.

 

Estará em debate no congresso a reorganização de um currículo integrado para todas as etapas e modalidades de ensino. Serão discutidas propostas pedagógicas que coloquem isso em prática sem afetar a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos.

Educação em pauta

O objetivo do congresso é promover a reflexão dos processos que qualificam a práxis educativa, visando à excelência da prática pedagógica no cotidiano escolar e a integração entre as diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, no município de Florianópolis.

 

Procura também fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da educação por meio de conferências, palestras, relatos de experiência e pesquisas na temática proposta, destacando as qualidades política e técnica, interculturalidade, constituição do sujeito docente, qualificação das práticas pedagógicas, gestão democrática e participativa, transversalidade no currículo, educação integral e inclusão, atitude e ética na educação.

 

 

 Selecionados

 

 

  • Modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa”

 

 

Eixo: Política e gestão da educação básica

 

Adriana de Souza Broering - Arquitetura, espaços, tempos e materiais: a educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis (1976 –2012).

 

Eixo: Currículo

 

a) Anderson Carlos santos de abreu - concepções de professores da rede municipal de ensino de florianópolis: educação de jovens e adultos e conhecimento (escolar)

 

b) Maurícia Santos de Holanda Bezerra - o espaço na educação infantil: a constituição do lugar da criança como indicador de qualidade

 

Eixo: Práticas pedagógicas e docência

 

a) Cristiane de Castro Ramos Abud - Gramáticas da aids: o affective turn nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano de escolas municipais de Florianópolis (2000 a 2011)

 

b) Tatiane Rousseau Machado - Docência e suas práticas a partir da inserção dos computadores móveis do projeto uca na grande Florianópolis: três realidades, um estudo.

 

 

 

  • Modalidade “Relato de Experiências”

 

 

 

Eixo: Política e gestão da educação básica

 

a) Cícero J. M. de Farias, Fábio S. Marchiori, José Pedro Simas Filho, Mariana Brasil Ramos,

Simone dos Santos Ribeiro - OBEDUFSC ciências: parcerias universidade-escola

Apresentador: José Pedro Simas Filho

 

b) Andreia Maria do Carmo, Joice Jacques da Costa Pereira, Marlise Oestreich – A participação das famílias como parâmetro de qualidade na educação infantil

Apresentadora: Andreia Maria do Carmo

 

c) Marizilda Alves Gonçalves Araújo, Rosângela Kittel - Gestão escolar compartilhada: entre desafios, desistências e muita persistência

 Apresentadora: Marizilda Alves Gonçalves Araújo

 

d) Alessandra Aguiar, Melissa Weber de Oliveira - O desafio da gestão democrática na educação infantil: projeto político pedagógico e indicadores de qualidade

Apresentadora: Melissa Weber de Oliveira

 

Eixo: Currículo

 

a)Deisi Cord, Rosane Maria Kreuch - O uso de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) em uma turma de I segmento da EJA: construção de saberes, afirmação de identidades

 Apresentadora: Deisi Cord

 

b) Bruno Zilioto, Cristiano Carli, Elika da Silva, Patrícia Arcoverde, Ricardo Pinho, Rochele Yaucher, Rose Pinheiro Aguiar e Silva, Tiago Lima - As regiões brasileiras: um projeto musical interdisciplinar

 Apresentadora: Rose Pinheiro Aguiar e Silva

 

c) Daieli Althaus, Lurdes Regina Borges Lima Machado, Rosângela Kittel – O atendimento educacional especializado, na perspectiva da educação inclusiva, em uma escola com educação integral

 Apresentadora: Rosângela Kittel

 

d) Elaine Cristina Pereira Lima, Nataliê Andiara Be Cardoso - A organização do planejamento das professoras auxiliares na Creche Poeta Cruz e Sousa

 Apresentadora: Nataliê Andiara Be Cardoso

 

Eixo: Práticas pedagógicas e docência

 

e) Ana Lúcia Machado, Greyce Bressan Rocha – O fantástico da turma 41. 

Apresentadora: Ana Lúcia Machado

 

f) Dirciane Schimith Dalagnol, Sandra Dias da Luz - Webcurrículo e ensino de ciências.

Apresentadora: Sandra Dias da Luz

 

g) Rosângela Martins dos Santos - Diver(tir)sidade: inclusão na educação infantil de 0 a 3. 

Apresentadora: Rosângela Martins dos Santos

 

h) Elisangela Aparecida Carvalho, Maria Elisete da Silva, Rosenei Ferreira de Lima - Conhecer para preservar.

Apresentadora: Maria Elisete da Silva