Secretaria Municipal de Educação

05/03/2015 - Educação
Ministro da Educação vai inaugurar Creche Hassis
Unidade é modelo para o Estado e o país, destaca o prefeito Cesar Souza Junior

foto/divulgação: Divulgação

Unidade será a primeira creche do Brasil a receber a certificação LEED.

O ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Antônio Idilvan de Lima Alencar, virão a Florianópolis prestigiar a inauguração da Creche Municipal Hassis, na Costeira do Pirajubaé.  A instituição, de padrão internacional de sustentabilidade, será entregue à comunidade no dia 19 de março, às 15 horas, e será a primeira creche do Brasil a receber a certificação LEED, Liderança em Energia e Design Ambiental.

 

A unidade gera eletricidade própria por meio de energia solar captada com placas instaladas no telhado. Com esse investimento, a creche deve obter uma economia média de R$ 2,5 mil. O excesso de eletricidade é transferido para a rede da Celesc e entra como crédito para uso em outras unidades educativas.  

 

A energia solar obtida também é utilizada para aquecer água potável, destinada aos chuveiros, cozinha e lavanderia. A unidade igualmente utilizará a água da chuva nas torneiras do jardim e nos vasos sanitários.

 

A partir do dia 16, a Creche Hassis já atenderá 200 crianças em tempo integral, que atualmente se encontram no Núcleo de Educação Infantil Costeira (NEI), em período parcial.

"A creche da comunidade da Costeira do Pirajubaé, exemplo para o Estado e para o país, retrata bem como a Prefeitura de Florianópolis trata a Educação. Vamos continuar trabalhando muito e investindo forte para avançar cada vez mais", afirmou o prefeito Cesar Souza Junior.

 

Visitas ilustres

 

A inauguração contará com a presença de Cid Ferreira Gomes, ex-governador do Estado do Ceará, que foi nomeado ministro da Educação pela presidente Dilma Roussef em janeiro. Cid Gomes é engenheiro civil, tem 51 anos e nasceu em Sobral (CE), cidade da qual foi prefeito. No município, implantou na rede pública de ensino um programa de alfabetização para as crianças até os 8 anos de idade, que inspirou a criação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2012.

 

Antônio Idilvan de Lima Alencar, presidente do FNDE, também prestigiará o evento.  Graduado em engenharia civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Antônio é mestrando em gestão e avaliação de educação pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CaEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/UFPB) e especialista em política e administração tributária e marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário-executivo de Educação do Ceará. Antes de assumir o FNDE, atuava como secretário-adjunto de Educação do Ceará.

 

Modelo

 

A Creche foi erguida em um terreno de quase 12 mil metros quadrados, cedido pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na Via Expressa Sul. O prédio, com 1.182 m², abriga dez salas de atividades infantis com varandas pergoladas feitas de madeira certificada pelo Forest Stewar Ship Council (FSC), proveniente de manejo florestal, pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros e outros espaços com acessibilidade.

 

Haverá dois pequenos bosques com espécies nativas, horta e parques infantis, onde se encontra uma casinha de boneca com madeira também certificada pelo FSC, organização em prol do desenvolvimento sustentável das florestas e da conservação do meio ambiente, proveniente de manejo florestal.

 

Foi planejado um teto vivo, com a colocação de vegetação sobre a cobertura da área de trabalhos manuais. O estacionamento da unidade apresenta piso drenante, que absorve a água de chuva, reduzindo a velocidade com que ela escoa para as galerias. 

 

Sol para aquecer a água

 

A creche tem também um sistema de aquecimento de água por energia solar, composto de coletores (placas) e reservatório térmico (Boiler). Os coletores são responsáveis pela absorção da radiação solar. Esse calor, por sua vez, é transferido para a água que circulará no interior do equipamento, seguindo para o reservatório térmico. A água poderá ser utilizada em chuveiros, cozinha e lavanderia.

 

Outro sistema a ser adotado é o de aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis em torneiras de jardim e vasos sanitários, visando a eficiência dos recursos hídricos.

 

O sistema de aproveitamento de águas pluviais contribui na redução da velocidade de escoamento de águas para as bacias hidrográficas em áreas urbanas, com alto coeficiente de impermeabilização do solo e dificuldade de drenagem, ajudando no controle de ocorrências de inundações, amortecimento e diminuição dos problemas das vazões de cheias e, consequentemente, na extensão de prejuízos.

 

O sistema atua igualmente na redução do consumo e uso adequado da água potável tratada e no fomento da consciência ecológica, trazendo benefícios pedagógicos.

 

A creche conta ainda com domos feitos de lâmina acrílica prismática no teto da circulação coberta, permitindo iluminação natural refratada de forma homogênea durante grande parte do dia. Mantas isolantes de subcobertura e forro acústico de lãs minerais biossolúveis darão maior conforto térmico e acústico ao pátio central e circulação coberta.

 

Certificado internacional

 

A Creche Municipal Hassis será a única do país com selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em 143 países. A unidade só poderá ganhar o certificado após passar por uma avaliação.

 

A creche seguiu os critérios impostos para a certificação, que estão inseridos em sete categorias de avaliação: Terrenos Sustentáveis, Eficiência do Uso de Água, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade do Ambiente Interno, Inovação em Design e Prioridades Regionais.  O nível de certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos na avaliação, podendo variar de 40 a 110 pontos.

 

O projeto já foi registrado junto ao USGBC (United States Green BuildingCouncil), ONG que busca incentivar a construção sustentável.

 

O Brasil é o quarto país com o maior número de empreendimentos certificados, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China. A posição foi conquistada em 2012, quando o país atingiu a marca de 50 prédios certificados e mais de 500 em processo de certificação.


galeria de imagens