Secretaria Municipal de Educação

01/04/2015 - Educação
Alunos debatem situação da Ponte Hercílio Luz
Atividade ocorreu na Escola Antônio Paschoal Apóstolo integrando diversas disciplinas

foto/divulgação: sme

Releitura da ponte

Cerca de 60 alunos do quarto ano da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, realizaram um trabalho intitulado “Ponte da Ilha” integrando as disciplinas de Português, Matemática, História e Artes Visuais.

 

Para conhecer esse patrimônio de Florianópolis, que é a Ponte Hercílio Luz, os estudantes pesquisaram sobre a história e a importância da reforma. As informações coletadas foram apresentadas em uma roda de conversa.

 

Nas aulas de artes visuais, os estudantes analisaram imagens da ponte e realizaram pinturas utilizando a técnica de aquarela, em que os pigmentos são geralmente dissolvidos em água.

 

As turmas construíram uma trajetória histórica sobre os anos que a ponte está em reforma e as empresas envolvidas na obra a partir das informações coletadas. Os recursos financeiros investidos também foram averiguados.

 

O trabalho resultou em um compromisso firmado entre professores, estudantes e suas famílias de acompanhar os desmembramentos da reforma da Ponte Hercílio Luz através das notícias publicadas nos meios de comunicação.

 

 Patrimônio histórico

 

A ponte Hercílio Luz teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. Seu comprimento total é de 819.471 metros. A estrutura de aço, que tem o peso aproximado de 5.000 toneladas, é uma das maiores pontes pênseis do mundo.

 

Fechada por medida de segurança em 1982, a ponte Hercílio Luz foi tombada como patrimônio histórico e artístico.

 

A expectativa agora é a restauração. Em fevereiro, O governo estadual fechou contrato com a Empa S.A Serviços de Engenharia, pertencente ao grupo português Teixeira Duarte, para execução das obras emergenciais, que devem custar R$ 10 milhões.


A empresa será responsável pela construção da estrutura de sustentação do vão central da ponte. A fase final das obras só poderá ter início após a conclusão da estrutura de sustentação.