Secretaria Municipal de Educação

04/05/2015 - Educação
Alunos e professores, num passeio pela cidade
Floripa By Bus leva estudantes a pontos turísticos e culturais da Capital

foto/divulgação: Divulgação

Creche Monteiro Lobato foi a primeira a participar do projeto

Alunos da rede municipal de ensino estão tendo a chance de conhecer melhor Florianópolis através do projeto “Floripa By Bus”. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Turismo e fortalece as identidades cultural e turística, a partir do acesso das crianças, alunos e professores a pontos importantes da história da cidade. Nesta terça-feira (5), será a vez dos estudantes do quarto ano da Escola Básica Municipal Antônio Pascoal Apóstolo, do Rio Vermelho, participarem da ação. O ônibus sairá da unidade às 8h30.

 

O passeio dura entre 1h e 1h30 e passa por lugares como o Centro Histórico, Parque da Luz, Cabeceira da Ponte Hercílio Luz. Os alunos também são levados à Praia da Joaquina e à Praia Mole, onde é realizada a última parada no Mirante Ponto de Vista para que as crianças lanchem. Todos recebem bonés para identificação durante o passeio, assim como uma garrafa d’água e mapa com roteiro da viagem.

 

No total, 16 unidades educativas integrarão o projeto, que deverá atender crianças a partir dos 4 anos e alunos do ensino fundamental de 7 a 14 anos. Os roteiros e conteúdos são definidos de acordo com a faixa etária. O primeiro estabelecimento de ensino que participou da ação foi a Creche Monteiro Lobato.

 

Entre os temas abordados estão os povos pré-históricos, os primeiros navegadores, construção das fortalezas, chegada dos açorianos, brincadeiras locais, folclore do boi-de-mamão, lendas e mitos da Ilha. As saídas de estudo acontecem nas terças-feiras. O “Floripa By Bus” é vinculado ao Programa Mapa das Artes e Culturas, da Secretaria Municipal de Educação.

 

Os roteiros são pensados levando em conta projetos realizados nas unidades participantes da iniciativa. Foi realizado na EBM Antônio Pascoal Apóstolo o projeto “Ponte da Ilha”, no qual os alunos discutiram a importância da reforma do cartão postal, pesquisaram sua história e a desenharam utilizando a técnica da aquarela.


galeria de imagens