Secretaria Municipal de Educação

24/07/2015 - Educação
Auxiliares da SME terão formação contra riscos
Auxiliares de serviços gerais participarão de curso promovido pela Secretaria de Educação de Florianópolis

foto/divulgação: SME

Participantes aprenderão técnicas para a prevenção de acidentes.

Mais de 600 auxiliares de serviços gerais que atuam na Rede Municipal de Ensino, participarão de formação para aperfeiçoar as habilidades da profissão. As atividades, promovidas pela Gerência de Formação Permanente, ocorrerão de segunda a sexta da próxima semana (27 a 31) no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação da Capital, na rua Ferreira Lima, Centro.

 

Os profissionais estarão envolvidos em oficinas como a de segurança de trabalho com técnicas para a prevenção de acidentes e análise dos fatores de riscos. Noções de primeiros socorros e o uso de extintores de incêndio também são tópicos importantes da formação.

 

Os auxiliares terão a oportunidade de conversar sobre as experiências de vida e o preconceito que sofrem pela profissão na oficina de relações interpessoais. A palestrante é Lorena Machado e Silva, que atua no campo da psicologia há 22 anos.

 

“Meu trabalho é proporcionar a esses profissionais a chance de mudarem a visão que possuem de si próprios. A partir das histórias de vida podemos trabalhar os pensamentos e sentimentos negativos, melhorando a autoestima e a qualidade de vida”, diz Lorena.

 

A psicóloga comenta que a palestra é um espaço aberto para os profissionais contarem e debaterem histórias e vivências no campo de trabalho.

 

As atividades de prevenção à intoxicação propõe alertar os possíveis riscos com a mistura de produtos químicos. Nesta oficina também serão abordados os procedimentos adequados quando se é picado ou mordido por animais peçonhentos, que produzem veneno.

 

Lixo Extraordinário

 

Um momento cultural foi programado. Os participantes irão assistir ao documentário “Lixo Extraordinário”, dirigido por Lucy Walker. A história retrata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz e o encontro dele com os catadores do lixão do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Vik cria obras de arte com os materiais encontrados no lixão e retrata a vida das pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e que encontram no lixo alimentos, vestimentas e materiais necessários para as moradias.

 

Certificado

 

Os cursos serão ministrados por consultores das áreas de Gastronomia, Psicologia, Educação e Capacitação para Profissionais da Limpeza.

 

O evento conta com o apoio da empresa Orbenk, parceira da qualificação dos profissionais desde 2010.

 

Distribuídos em 14 grupos os auxiliares com jornada de 40h serão subdivididos. Uma turma participará nos dias 27,28 e 29 e a outra nos dias 29,30 e 31. Os que tiverem jornadas de 20h ou 30h participarão nos dias 27 e 31.

 

Ao final da formação todos que obtiverem 100% de frequência receberão um certificado emitido pela Secretaria Municipal de Educação.