Secretaria Municipal de Educação

22/08/2016 - Educação
Com brincadeiras, crianças dão adeus às fraldas
Projeto “Tchau, Xixi!” é sucesso no NEI Costeira do Pirajubaé

foto/divulgação: MARIANA DE OLIVEIRA

Até o momento, na turma, composta por 15 crianças, 11 utilizam o banheiro desde o inicio do “Tchau Xixi!”.

Há um momento na vida de todas as crianças que as fraldas macias e confortáveis são deixadas de lado. É hora dos pequenos utilizarem o vaso sanitário. Esse ritual de passagem, mais conhecido como desfralde, pode ser difícil para a garotada e até para os próprios familiares. No Núcleo Municipal de Educação Infantil Costeira do Pirajubaé, um grupo de profissionais tornou essa transição em uma brincadeira divertida e eficaz.

 

Elaboraram o projeto “Tchau Xixi!”, ativo desde o inicio do ano letivo, para crianças com idades entre dois e três anos. Essa turminha está sob o comando da professora Mariana Oliveira, das auxiliares de sala, Vânia Machado, Liria Margarida, Delza Oliveira e da professora auxiliar, Cíntia Fernandes.

 

A equipe resolveu criar várias etapas para o desfralde, sendo a primeira uma conversa com os familiares. “A partir dos dois anos o processo já pode ser iniciado. Perguntamos aos responsáveis como as crianças estavam se comportando em casa, pois é muito perceptível o incômodo delas com relação às fraldas”, comenta Mariana.

 

Segundo a profissional, é possível notar quando os pequenos passam a controlar a vontade de urinar e defecar. “O medo de usar o penico é muito natural. Para que a iniciativa desse certo, realizamos pesquisas e lemos artigos a respeito da fisiologia humana, assim compreendemos de que forma as crianças passam a segurar os excrementos”.

 

O que tem dentro da fralda

 

Ao conversar com os pequenos a respeito do projeto, a equipe de profissionais utilizou a obra ilustrativa “O que tem dentro da sua fralda?”, do escritor belga Guido Van Genechten. A história é sobre um ratinho curioso que deseja descobrir o que existe no interior da fralda dos amigos e que tem dúvidas sobre o uso do penico.

 

Um banheiro alegre e colorido

 

Como atividade do “Tchau Xixi!”, o banheiro da turma ganhou um destaque especial. Os vasos sanitários infantis foram decorados com capas feitas a partir de feltro, tecido sintético. Com tema de cachorro, coruja e sapo, as responsáveis do grupo tornaram o ambiente descontraído. “A ideia é atrair as crianças, dessa forma, elas dizem qual compartimento desejam utilizar a partir dos personagens”, afirma Mariana.

 

Para tornar o lugar ainda mais convidativo, a porta do espaço foi decorada com a foto de cada integrante da turma. Assim, quando pedirem para utilizar o local, os meninos e meninas possuem o direito de escolher adesivos e colocá-los ao lado da própria imagem.

 

Ainda, segundo Mariana, para que em casa o objetivo seja alcançado, foi sugerido aos pais que comprassem um redutor de vaso sanitário, para que o assento seja adaptado e utilizado confortavelmente pelas crianças.

 

Criançada troca fralda de bonecas e bonecos

 

Para a turma compreender melhor o processo do desfralde, a professora e as auxiliares da turma também decidiram criar uma brincadeira onde o grupo leva bonecas e bonecos ao banheiro e trocam fraldas por calcinhas e cuecas. “Planejamos ações que incentivassem essa transição na vida do grupo, sempre na busca de atividades interativas. É preciso ter sensibilidade e paciência, pois pode ser um processo demorado”, afirma Mariana.

 

Até o momento, na turma, composta por 15 crianças, 11 utilizam o banheiro desde o inicio do “Tchau Xixi!”.

 

“Nos primeiros 15 dias do projeto já percebemos o resultado. O medo foi indo embora ao poucos e a utilização do banheiro tornou-se cada vez mais frequente, principalmente pelos mais velhos”, completa a professora.

 

Até o final do ano letivo, a intenção das responsáveis é que todos do grupo deem adeus para as fraldas sem medo, e enxerguem o a utilização do ambiente como algo natural.


galeria de imagens