Secretaria Municipal de Educação

26/10/2016 - Educação
Bairro Agronômica terá mais 180 vagas em creche
Educação deu ordem de serviço para construção de unidade na localidade Santa Vitória

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Secretaria da Educação Maria José Brandão, Diretor da Diinfra Maurício Efe, representante da comunidade Santa Vitória Janaina Barbosa, assitente social de habitação Zeli Sabino

A região da Agronômica terá em breve mais uma unidade de educação infantil. Com a ordem de serviço para início de uma creche na comunidade Santa Vitória, o bairro contará no total com cinco unidades.


Já existem nas imediações as creches Carlos Humberto Pederneiras, Irmão Celso e Nossa Senhora de Lurdes, além do Núcleo de Educação Infantil João Machado da Silva. Com a nova creche, outras 180 crianças terão direito a frequentar a rede municipal de ensino.

“É com grande alegria que recebemos essa liberação para início da obra”, disse a representante do conselho comunitário local, Janaína Barbosa. “Os moradores esperam por essa unidade há muitos anos. E todos vão ajudar a preservá-la.”

Com investimento de R$ 3.141.000,00, a obra tem previsão para ser concluída em seis meses. O terreno tem mais de 3 mil metros quadrados, sendo 1.276 destinados ao prédio. Com dez salas de atividades, o prédio terá dois pavimentos e um elevador. A nova creche, sob a responsabilidade da Mundial Serviços Ltda, ficará localizada na rua Joaquim da Costa.

 

No térreo, haverá duas salas de atividades, salas da direção, atendimento de saúde, copa, lavanderia, almoxarifado, cozinha e despensa. Haverá uma área de recreação coberta, que também servirá como refeitório nos horários estabelecidos. O térreo contará igualmente com uma recepção, banheiro infantil e para cadeirantes, e sanitários para professores e pessoal do administrativo.

 

Já o pavimento superior será composto por oito salas de atividades e uma sala multiuso. Entre cada duas salas, haverá um banheiro coletivo unissex, conforme as exigências da Secretaria Municipal de Educação. O ambiente será composto por cômodos para armazenar materiais didáticos, lavanderia e armários para guardar os materiais de limpeza.

Aproveitamento de espaços e economia


A estrutura da edificação será em pré-moldado de concreto armado, tendo sido desenvolvida em módulos que permitirão o aumento do número de salas, de acordo com a disponibilidade do terreno.

 

No telhado, a creche terá aplicação de pintura refletiva para redução do calor e melhoria do conforto térmico. Com o mesmo objetivo será instalada uma subcobertura em manta aluminizada nas duas faces e forro em fibra mineral.

 

Haverá aproveitamento da água da chuva para irrigação de jardins e limpeza do pátio, através da captação e armazenamento em cisternas verticais dispostas no pavimento térreo junto à calçada nos fundos da edificação. As torneiras e louças nos sanitários terão dispositivos economizadores de água.


galeria de imagens