Secretaria Municipal de Educação

04/12/2017 - Educação
Professora de inglês ganha bolsa para estudar nos Estados Unidos
Christine Etges leciona na Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

A profissional da Mâncio Costa, em Ratones, participará do curso “Desenvolvimento de Metodologias”, voltado para professores com conhecimentos avançados na língua inglesa

A professora de inglês da Prefeitura de Florianópolis, Christine Bareño Etges Prates, é uma das ganhadoras de bolsa de estudos do governo federal para aperfeiçoar o idioma nos Estados Unidos. Ela ficará de 10 de janeiro a 25 de fevereiro do ano que vem na Michigan State University, no estado de Michigan.

 

A profissional da Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones, participará do curso “Desenvolvimento de Metodologias”, voltado para professores com conhecimentos avançados na língua inglesa.

 

De acordo com Christine, conquistar essa oportunidade foi sensacional. “O trabalho em sala de aula requer muito empenho e dedicação. Então, ter a oportunidade de realizar um curso de aperfeiçoamento no exterior voltado exatamente para minha área de atuação é realmente uma oportunidade imperdível”, afirma.

 

A bolsa de estudos faz parte do Programa de Desenvolvimento de Professores de Língua Inglesa (PDPI), ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, do Ministério da Educação. Para participar do programa de educação básica, o interessado deve estar em efetivo exercício nas redes públicas de ensino.

 

Para ser selecionado para o curso de desenvolvimento de metodologias, o candidato deveria ter obtido uma nota igual ou superior a 550 pontos no “Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira”, um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o idioma em nível acadêmico. Essa modalidade abrange as sessões de compreensão oral e leitura, e uma breve sessão de estrutura da língua. Christine fez 600 pontos.

 

 

Apoio total

 

 

Christine conta que recebeu apoio total da Prefeitura de Florianópolis, em especial do secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira. “A sensibilidade e visão do nosso secretário foram fundamentais para a participação no curso”, afirma.

 

Para Maurício Fernandes Pereira,  o inglês deixou de ser um diferencial para tornar-se algo essencial na vida das pessoas. “Passou a ser a língua universal, que permite, consequentemente,  uma comunicação mundial”. De acordo com o titular da Educação, é por intermédio dessa língua que o planeta troca informações, divulga pesquisas. “Sendo assim,  temos que permanentemente  estimular nossos profissionais a se capacitarem para que tenham cada vez mais condições e conteúdo para ensinarem nossos estudantes”, salienta.

 

Além disso,  Christine teve suporte dos colegas da escola onde atua e da diretora, Ariane Reis, que desde o início a incentivou e compreendeu a importância do programa.

 

 

Metodologia

 

 

Conforme a professora de inglês, o processo de multiplicação desse conhecimento aprendido será muito interessante. “Com certeza os conhecimentos lá adquiridos serão ferramentas valiosas para o trabalho realizado em sala de aula”, afirma.

 

Ela conta que ele trará benefícios para a rede de ensino e, principalmente para os alunos. “Esse é o grande objetivo dos professores e o motivo de nos empenharmos e de buscarmos sempre fazer um trabalho melhor e de mais qualidade”, finaliza.

 

 

De volta ao país

 

 

Essa é a segunda vez que Christine vai até os Estados Unidos para estudar. Com 17 anos, a pelotense passou um ano em Kansas City, no estado de Missouri, após ganhar uma bolsa para terminar o ensino médio no país.

 

A professora se formou em Letras – Habilitação Português/Inglês na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e fez mestrado em Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Christine é professora da rede municipal de ensino de Florianópolis desde 28 de fevereiro de 2011. Ela é casada e tem um filho de nove anos, Caio.


galeria de imagens