Secretaria Municipal de Educação

16/07/2018 - Educação
Aluna da Escola Luiz Cândido da Luz é a melhor oradora da rede de ensino
Na final de concurso, Isabelly Vitoria dos Santos Costa discursou sobre o tema “O que é ter sucesso na vida?”*

foto/divulgação: arquivo sme

1º lugar - Isabelly Vitória dos Santos Costa

Isabelly Vitoria dos Santos Costa, do estabelecimento de ensino Luiz Cândido da Luz, da Vargem do Bom Jesus, foi a vencedora do  concurso municipal de Florianópolis Oratória nas Escolas 2018. Além de passar para a etapa regional, que acontecerá em agosto, terá direito, gratuitamente, a um curso de inglês durante 1 ano e a  um notebook.

 

 Em segundo ficou Ramon Santos de Gusmão, da Escola Acácio Garibaldi São Thiago, da Barra da Lagoa. Ele recebeu um tablet. A terceira colocação coube à Laura dos Anjos Pereira, da Escola Maria Conceição Nunes, do Rio Vermelho. A estudante  ganhou  um minitablet. A final ocorreu na última sexta-feira, na sede do SEBRAE, no bairro João Paulo.

 

Com o tema “O que é ter sucesso na vida?”, o evento foi organizado pela Junior Chamber International (JCI) Florianópolis e Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude. O patrocínio foi da Associação Comercial e Industrial (ACIF) e da Shapes - Escola de Inglês   

 

O “Oratória nas Escolas” tem como objetivo estimular o estudo e a reflexão de jovens, e a mobilização da sociedade sobre temas de preocupação mundial, tais como promoção da saúde, igualdade de gênero, respeito, autonomia, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação e segurança. Além disso, estimula a prática de falar em público, competência necessária para diferenciar-se no mercado de trabalho atualmente.

 

Os candidatos fizeram uma redação com o tema proposto. O texto foi interpretado para um corpo de jurados, que levou em consideração emoção, conteúdo e linguagem corporal.

 

“Concursos como esse, tornam o ambiente escolar divertido e atrativo. Os estudantes aprendem com atividades que extrapolam os muros da escola”, salienta o secretário de Educação Maurício Pereira Fernandes.

 

*1º Lugar*

Surpresa com a sua colocação, Isabelly diz que “ainda não caiu a ficha”. A estudante é de Londrina, no Paraná. Conta que atividades como essa, não eram propostas pela escola da cidade onde nasceu, e ficou feliz em ter a oportunidade de participar do concurso.

 

 A paranaense conta que adquiriu muito conhecimento através das pesquisas que fez para elaborar o seu texto, e com as redações dos outros participantes. Diz que adorou o tema, pois é muito abrangente.

 

Com muitas expectativas para a regional, a jovem afirma estar nervosa, mas confiante. “Poder representar a cidade que me acolheu é gratificante”.


galeria de imagens