Secretaria Municipal de Educação

16/05/2019 - Educação
Professora-sanfoneira anima criançada da rede municipal de ensino
A ação faz parte de projeto musical da unidade educativa

foto/divulgação: arquivo sme

Sueli atua na unidade como supervisora.

De repente, o refeitório do Núcleo de Educação Infantil Municipal Paulo Michels, no Sapé, é invadido pelo som de uma sanfona, conhecida também por acordeon ou gaita. No comando do instrumento está a professora Sueli Terezinha de Abreu, que atua na unidade como supervisora.  Polivalente, a profissional e a direção do Neim inauguraram o projeto “Ciranda musical sanfonada”, que ocorrerá toda terça-feira, a partir das 9 horas da manhã. No repertório, para a criançada, cantigas de roda e de folclores da Alemanha, Itália, Portugal. “Mas,  eu toco de tudo, até ópera”, diz.

 

É autodidata. Aprendeu aos 10 anos a lidar com o instrumento formado por duas caixas retangulares em posição vertical que estão ligadas por um fole de cartão plissado. O som é emitido pela vibração da passagem do ar por intermédio do movimento do fole e pelas palhetas, acionadas quando as teclas são pressionadas.

 

O acesso dos pequenos ao instrumento, que não é do convívio deles, desperta imensa curiosidade. “Os olhinhos deles ficam bem atentos e batem palmas”, confessa Sueli.

 

“A música está na minha genética familiar”, ressalta.  O avô materno dela, Carlos Soares, era maestro. A avó, Olavina Soares, cavaquista. A mãe dela, Clara Maria Soares, além de professora era violonsita, enquanto o pai, Sezinando, dedicava-se à gaita de boca. O filho de Sueli, Victor Rorato, se aventura nos teclados e no violão.

 

Para ela, 63 anos, a importância desse projeto no núcleo de educação infantil é o enriquecimento cultural através da música. “As crianças vibram, ficam mais alegres. Um estado de paz toma conta da atmosfera”, assinala.

 

O acordeon de Sueli é o diatônico com teclas, igualmente chamado de acordeon piano. Ele apresenta notas diferentes quando se abre e fecha o fole.

 

Natural de Guarapuava, Paraná, formou-se em Pedagogia em 1979 em Curitiba.  Em 2001, veio para Florianópolis, aposentando-se em 2013. Mas, antes, arranjou tempo para cursar Direito.

 

“Educar através da música é umas maneiras criativas e encantadoras que são colocadas em prática na rede municipal de ensino”, observa o secretário de Educação. “Por isso, incentivamos esse tipo de iniciativa da professora Sueli e direção da Paulo Michels”, complementa Maurício Fernandes Pereira.

 

Como supervisora substituta no Neim, juntamente com outras profissionais, faz o planejamento pedagógico e auxilia na organização do espaço da unidade educativa.  


galeria de imagens