Secretaria Municipal de Educação

21/05/2019 - Educação
Prefeitura de Florianópolis inaugura novo polo da EJA na Vila Aparecida
A modalidade de ensino já contempla 38 pessoas da comunidade

foto/divulgação: Rony Costa

1° segmento

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na Vila Aparecida, região continental, um novo polo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). A modalidade de ensino está situada na Casa da Comunidade, na Rua Nossa Senhora, ao lado do Neim Antonieta de Barros.

 

Instituído em uma estrutura comunitária, o polo já conta com 38 matriculados. No primeiro segmento, há 12 estudantes acima dos 40 anos que buscam se alfabetizar. O segundo segmento conta com 26 pessoas, acima dos 30 anos, que completarão os anos finais do ensino fundamental. As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira para a turma de alfabetização e de segunda a quarta para os anos finais. Os encontros ocorrem das 19h às 22h.

 

Conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, o prefeito Gean Loureiro assumiu o compromisso de inaugurar polos da EJA onde houver necessidade. Maurício afirma que “a educação é o caminho que nos ajuda a transformar o meio em que vivemos”.

 

Emocionada e com a voz embargada, Solange de Sousa Cardoso conta que só aprendeu a ler o seu nome. Aos 58 anos, relembra o motivo de ter parado de ir à escola. Sendo uma, dos noves filhos que ainda estão vivos, desde cedo teve que trabalhar para ajudar a família, perdendo a oportunidade de alfabetizar-se.

 

Dalva Luci Weronz, de 53 anos, é uma das lideranças da comunidade. Segundo ela, um dos benefícios do polo é a inclusão social, principalmente dos jovens, que vendo os idosos concluírem os estudos, se sentem motivados também para voltar a estudar. 

  

Matrículas

 

Atualmente, a Prefeitura possui 24 localidades da EJA, sendo seis, na região continental.  Para os interessados que buscam se alfabetizar ou completar o ensino fundamental, as matrículas podem ser efetuadas durante todo o ano nos polos ou pelos telefones (48) 3212-0925 / (48) 3251-6102.


galeria de imagens