Secretaria Municipal de Educação

05/02/2020 - Educação
Encerramento do COEB É marcado com apresentação de escola de samba
O maior evento de educação municipal do Estado recebeu cerca de mil e trezentos participantes

foto/divulgação: Matheus Trindade

O COEB 2020 foi realizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

A nona edição do Congresso de Educação Básica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação da Capital, foi realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro e teve como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”. Cerca de mil e trezentos professores, acadêmicos e pesquisadores estavam presentes no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

 

Durante o Coeb, foram realizadas conferências, mesas-redondas, relatos de experiências, painéis e comunicação oral de pesquisa, em que se debateram as formas como são constituídos os processos de ensino e aprendizagem, dando visibilidade à educação como qualidade social.

 

Depois de todas as trocas de experiências realizadas durante os dois dias, a cerimônia de encerramento contou com uma atração cultural que é a cara de Florianópolis: a bateria da Embaixada Copa Lord. Criada em 1955, a escola de samba é uma das principais representantes no carnaval da Capital e já coleciona 20 títulos de campeã.

 

Para o Secretário de Educação da Capital, Maurício Fernandes Pereira, o Congresso é parte de um processo educacional inovador, com qualidade social e que valoriza a individualidade de cada profissional e estudante. 

 

“Eu não tenho dúvidas que todas as pessoas presentes puderam ouvir e refletir tudo aquilo que aconteceu no evento, contribuindo, assim, para uma educação pública de qualidade”, afirma.

 

Resumo Coeb 2020

  

Coeb Eco

  

Na nona edição do evento, foram adotadas medidas sustentáveis, a partir de um kit ecológico entregue aos participantes, contendo uma ecobag (sacola de pano), copo reutilizável, lápis de madeira com semente de manjericão na ponta e caneta de papelão.

 

Abertura

  

Na terça-feira, 4 de fevereiro, a conferência de abertura teve como tema “Os sujeitos, direitos e práticas que constituem a educação da escola pública”. Foi ministrada pelo professor doutor Celso dos Santos Vasconcellos, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Trata-se de um Centro Pedagógico que oferece cursos e assessoria a instituições educativas, públicas ou particulares, no sentido da formação de professores, coordenadores e diretores.

 

Celso é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor e conferencista.

 

Mesas-redondas

  

O evento teve duas mesas-redondas. No primeiro dia, o tema abordado foi “Educação Pública na Contemporaneidade: os sentidos e o direito de aprender”. Os palestrantes foram o professor doutor Juca Pirama Camargo Gil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a doutora em educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed) e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Jane Paiva.

 

No segundo dia de evento, a mesa-redonda foi apresentada pela professora doutora Gilka Elvira Ponzi Girardello, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e a professora doutora Dênica Falcão, da Universidade de São Paulo (USP), e teve como tema a “Cultura Digital, Arte e Comunicação na Educação Básica”.

 

Relatos de experiência

  

Profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis apresentaram práticas realizadas em sala de aula por meio dos relatos de experiência. No total, 12 práticas foram compartilhadas nos dois dias de evento.

 

Painéis

 

A Secretaria de Educação da Capital apresentou dois painéis sobre práticas e projetos implantados no setor, como o Programa Bairro Educador, que em 2019 disponibilizou mais de 70 oficinas em 16 localidades de Florianópolis, e também a Escola do Futuro, um modelo educacional com uma proposta de ensino inovadora. Duas unidades, localizadas nos bairros Tapera e Ratones, oferecerão em tempo integral um ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. Este último item refere-se a modos de ler, escrever e interpretar informações, códigos e sinais verbais e não verbais com o uso de dispositivos digitais.

 

A rede municipal de ensino como objeto de estudo

  

A modalidade Comunicação Oral de Pesquisa foi apresentada no segundo dia do Coeb. Nestas apresentações, profissionais que realizaram pesquisas em unidades da rede municipal de ensino de Florianópolis compartilharam as práticas.

 

Ao todo, nove profissionais falaram sobre os trabalhos realizados. Dentre os assuntos, estavam “Juventudes Negras: pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no Sul do Brasil”, “A Inserção na Relação Educativo-pedagógica na Educação Infantil” e “Oficinas de Cinema: olhares e participação das crianças e jovens na escola”.

 

Encerramento

  

A conferência de encerramento ocorreu no auditório Garapuvu, sendo ministrada pelo professor doutor Cesar Aparecido Nunes. O tema foi “Os sujeitos e o direito de aprender: tramas na educação Básica”, e apontou questões como os desafios de acolher e de ensinar diferentes gerações em unidades educativas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA. Também foram abordadas as possibilidades de construir uma educação ou escola e sociedade efetivamente inclusivas, democráticas e justas.

 

César é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Se tornou professor na mesma instituição. Possui 35 livros publicados, dentre eles “Aprendendo Filosofia” e “Educar aprendendo”. 


galeria de imagens