Secretaria Municipal de Educação

03/04/2020 - Educação
Em período de quarentena, portal educacional de Florianópolis traz contacão de histórias
Professora da rede municipal narra literatura nacional e internacional

foto/divulgação: Arquivo SME

Professora Rosetenair narrando uma das histórias, com o fantoche

Com uma série de atividades para este período de quarentena, o Portal Educacional, criado pela Secretaria de Educação de Florianópolis, está com novidades. Em vídeo, a professora Rosetenair Feijó Scharf , de segunda a sexta-feira,  conta histórias especialmente para os internautas.

 

 

Já estão disponíveis “De pouco se faz muito - um conto adaptado da tradição judaica”,  do autor Phoebe Gilman; “A rainha das cores” , de Jutta Bauer; e “Como as histórias se espalham pelo mundo,  de Rogério Andrade Barbosa.

 

 

É só acessar o  Portal Educacional  pelo site da Prefeitura : www.pmf.sc.gov.br. Depois, procurar pela aba: “todo dia uma história”. https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/portaleducacional/sala-de-leitura

 

 

 

Conforme Rosetenair, as histórias que ela narra são literaturas que a atraem como leitora, que a  deixam com vontade de  contar para as crianças, jovens, adultos e idosos. “Uma boa leitura nos faz viajar, nos tira os pés do chão, nos agita, nos movimenta, nos dá prazer, esse é o verdadeiro poder da literatura”, diz.

 

 

 

Professora aposentada da rede municipal de ensino da Capital, Rosetenair Feijó Scharf é pedagoga, mestre em educação e doutora em Literatura. Faz parte do grupo de teatro Trupe da alegria.

 

 

 

O secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, destaca que o Portal Educacional já teve mais de 30 mil acessos desde que foi colocado no ar na segunda quinzena de março.

 

 

 

Salienta que o site apresenta possibilidades para ampliar e diversificar as vivências das crianças e seus familiares no ambiente de casa, bem como atividades voltadas ao ensino e à aprendizagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Física, Alfabetização e Letramento.

 

 

 

DE POUCO SE FAZ MUITO - UM CONTO ADAPTADO DA TRADIÇÃO JUDAICA, DE PHOEBE GILMAN

 

 

Nos fala de um cobertor dado de presente para seu neto Davi que com o tempo a mãe do menino diz que está na hora de jogá-lo fora. Davi, então, leva seu cobertor ao avô, que depois de pensar muito, o transforma em um casaco. O tempo vai passando, Davi cresce, mas o avô sempre consegue com sua agulha e tesoura de costura, reformar o presente e, assim, criar uma outra peça para seu neto. Várias vezes o neto vai precisar do avó.

 

 

A RAINHA DAS CORES,  DE JUTTA BAUER

 

 

É uma história de muita ação e movimento. Uma história curta com poucos elementos, apenas algumas palavras e bem-humorada. As cores vão mostrando as emoções de uma rainha que acredita que pode mandar em tudo e em todos. As cores vão estar presentes e ter um papel fundamental nas emoções que irão brotar durante a história. A cor cinza vem mostrar a importância do colorido, do brincar.

 

COMO AS HISTÓRIAS SE ESPALHAM PELO MUNDO, DE  ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA

 

 

Nos transporta ao continente africano. O personagem principal  desta história é um rato que tudo ouve e tudo vê. Ele observa as várias faces dos diversos grupos humanos em atividades cotidianas. Vários lugares, várias histórias. Histórias que se espalharam pelo mundo que hoje podem ser contadas com tamanho entusiasmo.


galeria de imagens