Secretaria Municipal de Educação
Assim como a Diretoria de Ensino Fundamental, a Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Florianópolis elaborou um Portal Educacional. No portal são apresentadas possibilidades para diversificar e ampliar as vivências das crianças de 4 meses a seis anos de idade com seus familiares.
O objetivo é de ajudar e aproximar as profissionais, as crianças e seus responsáveis durante esse período de isolamento social em que o atendimento nas unidades de educação infantil está suspenso, como medida de precaução ao aumento dos casos de Covid-19.
No site, acessado pelo endereço eletrônico www.pmf.sc.gov.br, são apresentadas possibilidades para diversificar e ampliar as vivências das crianças e seus familiares em casa.
As sugestões, todavia, sublinha o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, não possuem a intenção de transferir a responsabilidade da docência às famílias, e tão pouco caracterizar o atendimento na educação infantil pela modalidade a distância. “Trata-se, apenas, de indicações que possam ajudar às famílias, e especialmente às crianças nas suas interações no âmbito domiciliar”, frisa.
Há no Portal uma série de exemplos de brincadeiras, interações e de ideias de livros e de contação de histórias.
Clique aqui:
https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/portaleducacionaledinfantil
BRINCADEIRAS
- Brincar de lavar as mãos. Assim, a criança também ajuda a evitar o Coronavírus
- Manipulação de objetos. Uma sugestão é variar os objetos que manipulam utilizando materiais que há em casa, como papelão, potes plásticos, latas de metal, caixas de diferentes tamanhos, toquinhos de madeira etc.
- Banhos. Em bonecas/bonecos ou brincar de encher e esvaziar potes de diferentes tamanhos.
- Pé de lata. É uma brincadeira tradicional na qual caminhamos nos equilibrando sobre latas e que utiliza materiais simples, como latas de leite em pó e barbante para sua construção.
- Caça ao tesouro. Escolha algo para a criança encontrar (pode ser um brinquedo, algo de comer, uma surpresa). Depois espalhe pistas escritas ou desenhadas pelas casa e a brincadeira pode começar!
- Caixa de papelão. Ela pode ser usada para diferentes brincadeiras. Experimente puxar seu bebê em cima da caixa aberta, desenhar, fazer uma “casinha” ou pista de carrinhos.
INTERAÇÕES
- Momento de cuidados. Pentear cabelos, escolher a roupa que vai usar, tentar tirar ou vestir a própria roupa, ajudar a colocar a mesa para as refeições, se servir de algum alimento.
- Fotos. Os diálogos com as crianças podem ocorrer em diversas situações. Já pensou em uma conversa mostrando fotos antigas da família?
- Casinha. Fazer bolo juntos, brincar de casinha. Adultos e crianças podem se divertir e aprender muito uns com os outros.
- Cantar e dançar. Se tiver algum instrumento musical melhor ainda. Se não, podemos usar objetos do dia adia, como copinhos de plástico, colheres de metal ou de pau para produzir sons e batuques.
TANTAS HISTÓRIAS
- Diferentes livros. É de grande importância a interação de todas as crianças com diferentes livros de literatura e também com livros que trazem informações sobre assuntos variados, outros países, outros tempos. Importante também que esses livros abordem a diversidade de contextos, personagens e culturas, como por exemplo, aqueles que tratam as temáticas das culturas brasileiras, africanas, afro-brasileiras, indígenas.
- Contação de histórias. Muitas narrações de histórias incorporam elementos do teatro, da música, das artes visuais, ampliando, assim, as possibilidades de conhecimento e interação das crianças, desde bebês, com um universo artístico-cultural amplo e diversificado.
- Links de livros e de contação de histórias
- “Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19”
Para baixar a carta, acesse: http://bit.ly/downloadCartaCrian%C3%A7as
- “Bruna e a Galinha de Angola”
https://www.youtube.com/watch?v=eqvqBT41lWY&list=PLTgqyCLoKYlT-0BGO84olL-3CwdxuPlBL
- “O menino Nito*
https://www.youtube.com/watch?v=4o7xB5C67KE
- “Obax”
https://www.youtube.com/watch?v=kjvIsCIsiuI