Secretaria Municipal de Educação

18/06/2020 - Educação
Professores da rede municipal de ensino realizam programação especial sobre Semana do Meio Ambiente
Profissionais se unem aplicando exercícios temáticos de maneira online para os estudantes

foto/divulgação: Arquivo SME

Semana do Meio Ambiente é realizada no mês de Junho pela Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Conceição Nunes

O mês de Junho é o mês do Meio Ambiente e a Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Conceição Nunes, localizada no Rio Vermelho, não deixou passar essa data em branco. O evento “Ciclo Ambiental” acontece anualmente, porém, esse ano contou com atividades de maneira online por conta da pandemia. Temas atuais foram preferencialmente escolhidos para serem trabalhados, como: desmatamento da Amazônia e a expansão do Coronavirus na região.

 

 

 

Uma reunião foi realizada durante a primeira semana de Junho e a professora de ciências, Luiza Neves Guimaraes, em colaboração com a professora de Artes, Fabiana Widmann Weiss, faziam parte da comissão organizadora e prepararam atividades interdisciplinares entre as matérias. “Vários outros professores também ajudaram em questões técnicas e de divulgação”, explica Luiza.

 

 

 

“Ao longo da semana foram surgindo algumas ideias e decidimos transformar o evento presencial em um evento online com atividades temáticas”, diz a professora Luiza.

 

 

 

As postagens individuais para os anos finais (6° ao 9°) que aconteciam pelo Portal Educacional, disponibilizado pela Prefeitura de Florianópolis, foram suspensas durante a semana para que todos os professores ficassem disponíveis para participar do evento. Os estudantes dos anos iniciais (1°ao 5°) contaram com atividades via Whatsapp. O conteúdo é interdisciplinar e transdisciplinar e aborda temas atuais. Recursos como: vídeos, músicas, indicações de sites e transmissões ao vivo eram utilizados.

 

 

 

“Com a ajuda de membros da equipe, montamos uma aba no Portal especifica para o Ciclo Ambiental e divulgamos em nossas redes sociais”, explica a educadora Luiza Neves.

 

 

 

Ao longo da segunda semana desse mês, do dia 8 ao dia 12 de Junho, as postagens foram realizadas e divididas em dois grupos: um para as turmas de 6° e 7° ano e o outro para 8° e 9° ano. Uma entrevista com o subtenente Marcelo Duarte da Policia Militar Ambiental, que atua no Parque Estadual do Rio Vermelho, foi realizada durante o evento. Essa entrevista foi mediada pelo Professor William Fernandes de Língua Portuguesa e pelo Professor Arthur Magalhães de Ciências. A transmissão aconteceu pelo Google Meet e os alunos participaram interagindo e fazendo perguntas.

 

 

 

O projeto “Conversa com quem gosta de aprender” do professor William acontece semanalmente e foi incluído na temática. As entrevistas possuem um tema norteador, acontecem sempre nas sextas-feiras e já contaram com a participação do Secretário de Educação Mauricio Fernandes, do ex Diretor da escola, Hugo Sperb, e da Psicóloga Fernanda Mendes. “Estudar, entender e promover o cuidado com o meio ambiente é muito importante, por isso nos orgulhamos da iniciativa da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes. Precisamos sempre preservar os recursos disponibilizados pela natureza”, explica Mauricio Fernandes.

 

 

 

“Ainda estamos finalizando o levantamento da participação dos alunos, mas já tivemos retornos bem positivos”, comenta a professora Luiza.

 

 

 

A educação promovendo o cuidado ambiental

 

 

 

As professoras Barbara Gaspar, Tailine Campestrini e Rafaela Silveira de Educação Física elaboraram para o 6° e 7° ano uma atividade sobre a prática de trilhas abordando alguns conceitos, classificações, impactos ambientais e cuidados para a realização. Para o 8° e 9° ano, o tema foi sobre esportes alternativos e de natureza como: rafting, arvorismo e escalada.

 

 

 

A professora de História Victória Gambeta e os professores de Ciências Arthur Magalhães, Maurício Amorim e Luiza Neves Guimaraes elaboraram uma atividade para os 8° e 9° ano falando sobre a temática do desmatamento e avanço do Coronavírus na Amazônia. Para isso, utilizaram a reportagem "Como o desmatamento pode explicar casos de Covid-19 entre indígenas" e a música "Rap indígena trilíngue sobre a pandemia".

 

 

 

A educadora Luiza Neves de Ciências e Fabiana Weiss, de Artes, trabalharam com o estudo sobre as intervenções urbanas do artista Eduardo Srur que provocam reflexões sobre impactos ambientais através do uso do espaço pela arte. Para as turmas de 6° e 7° ano, elas utilizaram a intervenção "Aquário Morto" e para turmas do 8° e 9° ano "Caiaques".

 

 

 

Os professores de Música Lucas Mata e Alana Silva prepararam para os 8° e 9° ano uma atividade sobre arte, meio ambiente e sociedade através de uma reflexão sobre o uso de barragens. Eles utilizaram a musica "Sobradinho" e o documentário "Renova: o crime é periódico"


galeria de imagens