Secretaria Municipal de Educação

06/02/2018 - Educação
Reforma curricular é discutida em conferência de encerramento do COEB 2018
Palestra foi ministrada pelo professor doutor Ismar de Oliveira Soares, da USP

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

O professor doutor Ismar de Oliveira Soares

Com o objetivo de analisar as possíveis contribuições para a implementação de uma reforma curricular no Brasil, o professor doutor Ismar de Oliveira Soares ministrou a conferência “Inovação na gestão e nas práticas pedagógicas”, encerrando o Congresso de Educação Básica (COEB) 2018.

 

Com início às 15h30 no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, a palestra apresentou a versão definitiva da Base Nacional Comum Curricular e levantou os tópicos do documento apontados como indicadores de inovações pedagógicas.

 

De acordo com a constatação do professor, apesar de muito críticos julgarem o projeto do MEC como vertical e autoritário, existem nele espaços para uma pedagogia dialógica e uma gestão participativa, no chão do sistema educativo, que é a escola, possibilitando a democratização do exercício da fala.

 

Ismar possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Marquette University, em Wisconsin, nos Estados Unidos, e é professor titular sênior da USP. Desde 1994, é o jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da instituição. Coordenou a implementação da Licenciatura em Educomunicação junto à ECA, exercendo, atualmente, a função de coordenador pedagógico do curso. Também preside a ABPEducom, Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação.