Secretaria Municipal de Educação

11/10/2018 - Educação
Festa no Neim Vila União valoriza cultura açoriana
Encontro com famílias teve Pão-por-Deus, boi de mamão, bruxas e a manezinha Cybalena

foto/divulgação: arquivo sme

atração do dia ficou por conta das crianças que surpreenderam a todos e fizeram uma apresentação dessa manifestação folclórica

Recentemente, o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim)  Vila União, de Florianópolis,  esteve em festa.  Uma verdadeira onda açoriana transformou a unidade em um lugar bem “manezinho”. As famílias da Vargem do Bom Jesus foram convidadas a conhecerem  mais perto todo o encantamento e a cultura que o povo do além-mar  trouxe à  capital catarinense.

 

Quem participou dessa festa encontrou um Neim colorido e cheio de novidades. Na árvore de entrada,  as famílias puderam procurar o Pão-Por-Deus feito pelos seus filhos, visitaram também uma exposição de argila que os pequenos fizeram baseados nas obras de Franklin Cascaes e do boi de mamão. Falando em Franklin Cascaes, também teve uma exposição com o rosto de bruxas e uma dessas personagens circulou pelo ambiente.

 

Peixes feitos de papel e colagem com diversos materiais estavam presos em tarrafas homenageando os pescadores da região. Um mural com dizeres “manezês” enfeitou o lugar e revelou aos não-nativos algumas palavras desse dialeto tão típico. Uma manezinha muito querida e engraçada foi  convidada de honra. Cybalena fez a alegria das famílias e crianças, dialogando e divertindo os convidados.

 

Uma sala multimídia foi organizada para mostrar às famílias todo preparo e cuidado que as crianças e profissionais tiveram para que esse dia fosse especial.

 

Como peça chave da festa, intitulada “Vamos lá na Vila para ver meu boi dançar...”, a grande atração do dia ficou por conta das crianças que surpreenderam a todos e fizeram uma apresentação dessa manifestação folclórica.

 

Outro convidado para fazer parte dessa festança foi a Banda da Polícia Militar, que encantou a todos tocando o hino de Florianópolis, cantado pelos profissionais do Neim, emocionando as famílias.

 

Para fechar com chave de ouro, um café açoriano foi oferecido a todos.  “As famílias  voltaram para suas casas com a certeza de terem conhecido um pouquinho mais dessa nossa Ilha da Magia tão única e especial, apresentada com tanto carinho pelos pequenos e profissionais do Neim Vila União”, destacou a diretora da unidade Eliane Gomes Bongiolo.

 

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, momentos como esse é que fazem o laço ficar mais forte entre comunidade e unidade educativa. “Parabéns  a todos os envolvidos na organização da festa”.


galeria de imagens