Secretaria Municipal de Educação

23/10/2017 - Educação
Creche promove encontro para celebrar cultura africana e indígena
Ciranda Cultural contou com danças típicas e oficinas de adereços

foto/divulgação: Creche Hassis

O encontro buscou enfatizar as vivências e experiências cotidianas das crianças a respeito das relações sociais e culturais

A Creche Municipal Hassis, na Costeira do Pirajubaé, celebrou a II Ciranda Cultural de 2017, com crianças, famílias e profissionais. O encontro buscou enfatizar as vivências e experiências cotidianas das crianças a respeito das relações sociais e culturais, em especial aquelas que se referem à constituição da identidade e pertencimentos africanos, afro-brasileiros e indígenas.

 

A ciranda contou com estandes, murais, cestarias, cerâmicas, plantas, brinquedos, cangas e outros tecidos relacionados à temática, preparados pelas crianças e profissionais.

 

Também fez parte do cenário um varal literário, através do qual os participantes apreciaram e interagiram com as obras de personalidades catarinenses de etnias afrodescendentes, como Cruz e Sousa, Antonieta de Barros e Valda Costa.

 

A abertura do encontro foi ofertada pela família de uma das crianças matriculadas na instituição, envolvendo a todos no movimento da dança e da cantoria onde, em ritmo de samba de raiz, o público brincou, cantou e celebrou.

 

Diferentes oficinas foram organizadas nos espaços da instituição, como contação de histórias; confecção de colares, pulseiras e outros adereços com a utilização de miçangas; arte com argila; confecção de bonecas Abayomi, boneca africana símbolo de resistência; confecção de tranças e pintura de rosto.

 

A alimentação do dia deu destaque à culinária de tradição afrodescendente e indígena, regada à coxinha de feijão, caldinho de feijão, canjica (munguzá), milho verde, bolo de milho, sucos e frutas.


galeria de imagens