Secretaria Municipal de Educação

07/06/2018 - Educação
Prefeitura de Florianópolis lança Escola da Inteligência
Uma das metas é a melhoria nos índices de aprendizagem

foto/divulgação: arquivo sme

Crianças da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho

 

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, estará implantando em 11estabelecimentos de ensino a Escola da Inteligência. A prioridade é viabilizar o programa em unidades situadas em localidades com grande vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa visa desenvolver a educação socioemocional na comunidade escolar.
É fundamentada na  Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro Augusto Cury. 
   
  
De acordo com o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a meta é a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais, aumento da participação da família na formação integral dos alunos, redução dos índices de violência, evasão e uso de drogas nas escolas.
  
  
Em torno de 5.600 estudantes, do 1º ao 9º ano fundamental, irão utilizar em sala de aula o material didático da Escola da Inteligência.A  metodologia é específica para cada faixa etária, e envolve as áreas de neurociência, psicologia e filosofia. 
  
Serão beneficiadas as escolas Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus), Maria Tomázia Coelho (Santinho) , Osvaldo Machado (Ponta das Canas), Osmar Cunha (Canasvieiras) , João Alfredo Rohr (Córrego Grande) , Henrique Veras (Lagoa da Conceição) , João Francisco Garcez (Canto da Lagoa) , Anísio Teixeira (Costeira do Pirajubaé) , José Amaro Cordeiro ( Morro das Pedras) , Batista Pereira (Alto Ribeirão) e Dilma Lúcia dos Santos (Armação Pântano do Sul).
  
Após os primeiros resultados, a Prefeitura pretender ampliar a experiência para todas as 36 escolas da rede municipal.
Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. É aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular ou dentro de uma disciplina já existente.
  
Lançamento do programa
 
O lançamento da iniciativa na rede municipal de ensino de Florianópolis ocorreu nesta quinta-feira com a palestra da diretora do programa em nível nacional, Camila Cury. Conforme ela, o programa trabalha a mudança de perspectiva humana,  a transformação de olhares, busca quebrar ciclos. 
“Queremos que as pessoas sejam melhores, mais  eficazes para o aprendizado, que consigam gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, que tomem decisões autônomas e responsáveis e enfrentem situações adversas de maneira criativa e construtiva”.  Camila , que é filha de Augusto Cury, avalia que “somos o que fazemos com o que pensamos”.
A experiência de Itajaí
 
Estiveram presentes à solenidade a secretária de Educação de São José , Lílian Sandin Boeing, e a de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso. A titular da pasta de Itajaí  comanda o programa Escola da Inteligência no município desde o ano passado. “Não é qualquer programa. É um programa extremamente preventivo na gerência de emoções”. A secretária destacou que a Escola de Inteligência atinge em Itajaí, em 36 estabelecimentos de ensino,  um público de 25 mil pessoas, contabilizando estudantes, profissionais da Educação e pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes. “Conseguimos um bom resultado em um curto período de tempo”,  lembrou.
  
Desde 2017 Segundo o secretário Maurício Pereira, em Itajaí a Escola da Inteligência já apresenta bons resultados em um curto período de tempo. “Esperamos que isso ocorra também aqui em Florianópolis”, disse.
  
 
Sobre a Escola 
A Escola da Inteligência é a primeira empresa do Grupo Educacional Augusto Cury e foi criada em dezembro de 2010 no municípiode Colina , estado de São Paulo.
 
 Desde 2012, a Escola passou a funcionar em Ribeirão Preto, sob a direção de Camila Cury.
  
   
Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 270 mil alunos em instituições privadas e públicas no Brasil.

 


galeria de imagens