Secretaria Municipal de Educação

17/07/2014 - Educação
Começam inscrições ao 'Professor Nota Dez'
Profissionais poderão participar do prêmio a partir de segunda-feira, dia 21

foto/divulgação: sme

Evento de lançamento da 3ª edição do Prêmio

Peixes, bolhas, ondas... é o mar? Não, é a sala de aula da Creche Municipal Vila Cachoeira, no Saco Grande. A criançada de 6 anos tinha vontade de conhecer o oceano e para realizar o desejo dos pequenos Mariana de Oliveira Mendes transformou a sala em um. Com o projeto “Um oceano entre quatro paredes”, a educadora recebeu o “Prêmio Professor Nota Dez” no ano passado.


 “Para mim, é um orgulho e não é um trabalho só meu, é um trabalho em equipe”, conta Mariana, que realizou a atividade com Daynna Junkes, Vania Machado Martins e Deise Arenhart. A professora prestigiou o lançamento da terceira edição do prêmio, realizado no Teatro da Ubro. Na ocasião, foi lançada a Revista Educação em Florianópolis”, com os relatos dos últimos vencedores.


O Nota Dez é uma forma de reconhecer o trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação, seja na realização de experiências educativas, inovadoras e transformadoras, seja na atuação do atendimento aos alunos, ou na representação dos valores da Prefeitura, como respeito aos servidores, comportamento ético e capacidade profissional. São aceitos trabalhos nas modalidades individual e coletiva.


As inscrições deste ano começam na próxima segunda-feira (21) e vão até 22 de agosto.


Os educadores deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra no site da Secretaria Municipal de Educação (www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/) e entregá-la junto à documentação necessária na Gerência de Formação Permanente, no Centro de Educação Continuada (CEC), que fica localizado no centro de Florianópolis, na rua Ferreira Lima, 82.


Os vencedores ganharão, além de medalhas e diplomas, a chance de participar de uma feira, seminário, congresso ou evento similar na área da Educação em território nacional.

 

Cultura e natureza a favor do aprendizado


Mostrando uma Florianópolis que os pequenos não conheciam, a professora Jamira Furlani, da Creche Municipal Monteiro Lobato, no bairro Carianos, também foi uma das ganhadoras em 2013. A educadora dirigiu o projeto "Um Pedacinho De Terra Perdido No Mar” com a ajuda de Nara Alice Costa e Georgia Barro. A atividade buscou fazer com que os pequenos conhecessem a cultura florianopolitana através de passeios a pontos históricos da cidade, como o Mercado Público e a Praça XV.


Conforme Jamira, “nós tentamos executar nosso trabalho sempre da melhor forma. E tudo que a gente faz com carinho e esmero, a gente busca um reconhecimento. É gratificante receber o Nota Dez”.


Outra educadora “nota 10” que prestigiou o evento foi Tatiane Alexandre, que realizou seu projeto no Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos, em Sambaqui. “Eu fique bem feliz e compartilho com as minhas companheiras de trabalho, já que não fiz nada sozinha”, afirma Tatiane.


Intitulado “Eu, cidadão do mundo na Ilha da Magia!”, a iniciativa fez com que através da imaginação, os pequenos “viajassem” para diversos lugares do Brasil e do mundo, vivenciando por meio de danças e músicas os contrastes que existem no planeta. O projeto foi realizado em parceria com Silvia Rodrigues Montiel, Maria De Fátima Xavier De Albuquerque e Priscila Wilma Luiz.


Regina Lima, professora de letramento da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, foi ao evento representando o projeto “Blog da Horta EBIAS”. A ação, coordenada por Diane Schlieck, que é responsável pela sala informatizada promoveu com os alunos do 4º, 5º e 6º anos a manutenção do blog que foi feito par divulgar as atividades da horta escolar.


“O prêmio estimula o profissional a se dedicar cada vez mais, pois é bom ver nosso trabalho ser reconhecido”, disse Regina.


A iniciativa foi realizada em parceria com os agrônomos Ícaro Pereira e Mônica Auga, que auxiliam os estudantes no manejo da horta. Com a ajuda da professora Regina Lima os estudantes revisam os textos, que são corrigidos pela profissional. Depois de o material ficar pronto, os alunos levam para a sala informatizada e com a supervisão de Diane publicam o conteúdo no blog da horta.


galeria de imagens