Secretaria Municipal de Educação

21/08/2014 - Educação
Clube da Leitura recebe escritora Yedda de Castro
“As aventuras na Ilha da Magia” e “Aventuras na Serra” são livros da escritora

foto/divulgação: Divulgação

Yedda de Castro Goulart

Na próxima segunda-feira (25), a escritora Yedda de Castro Goulart estará participando do “Clube da Leitura: a gente catarinense em foco”. Entre as obras da autora estão “As aventuras na Ilha da Magia”, que está em sua 5ª edição, e o livro infanto-juvenil, “Aventuras na Serra”.


O encontro, que é destinado a professores e demais profissionais da educação, será no Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação da Capital (rua Ferreira Lima, 82, Centro), das 13 às 17 horas.


O projeto é uma ação do Departamento de Bibliotecas e busca incentivar o gosto pelo mundo dos livros na rede municipal de ensino. Além de propiciar a formação dos profissionais no campo literário, o “Clube da Leitura” também leva escritores para escolas e núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

A escritora


Yedda de Castro Bräscher Goulart nasceu em Lages. É licenciada em Letras pela Faculdade de Pedagogia, Ciências e Letras da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), habilitada em Inglês, Português e Literatura Brasileira. Foi coordenadora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas do Instituto Estadual de Educação, quando criou o Jornal Veredas, tendo ainda coordenado, em 1992, as comemorações do Centenário da tradicional instituição de ensino da Capital.


Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concluiu o curso de mestrado em Letras, com concentração na área de Literatura Brasileira e defesa pública da tese “O piano, de Anibal Machado: Gênese e Variações”. Tem participado com poesias, crônicas e ensaios em várias publicações.

As obras


No livro, “As aventuras na Ilha da Magia”, em sua 5ª edição, a história é vivida por duas crianças, símbolos de pureza, ingenuidade e fé. Exatamente aquelas virtudes esquecidas pelo adulto e oprimidas pelas necessidades do mundo real. O tema busca resgatar e ressaltar valores adormecidos, bem como estimular o cultivo da imaginação e da criatividade.


Além de estimular o autoconhecimento, a obra visa a despertar o interesse turístico, ressaltando o espírito mágico que envolve as belezas, o folclore e as lendas de Florianópolis.


É autora do livro infanto-juvenil “Aventuras na Serra”, de “Mosaico”, “Vidal Ramos Junior: Um lageano, uma paixão, biografia”, “Felicidade se conquista com gentileza” e “Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina”, todos pela Editora Insular.


Também publicou, pela Coleção Ursinhos Companheiros, da Editora Todolivro, “Ursinho Ioiô”, “Ursinho Pipa”, “Ursinho Pirulito” e “Ursinho Catavento”. Produziu, com participação de Rubens e Aline Belli, o roteiro para o curta-metragem “Aventuras na Ilha da Magia”, desenho-animado baseado no livro com o mesmo nome.


galeria de imagens