Secretaria Municipal de Educação

05/09/2014 - Educação
Trinta e cinco anos construindo futuros
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos da SME já formou mais de 11 mil pessoas

foto/divulgação: sme

Atualmente estão matriculadas mais de 1.200 pessoas

Há trinta e cinco anos, a Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis vem ajudando pessoas a realizarem seus sonhos. Atualmente nos núcleos da EJA estão matriculadas mais de 1.200 pessoas com idade a partir de 15 anos, cerca de 250 estão em alfabetização e o restante concluindo o ensino fundamental.


Ao todo são dez núcleos distribuídos em todas as áreas de Florianópolis e vinculados a eles existem 18 polos. Os polos são unidades criadas em lugares onde há procura de matriculas, mas não o suficiente para montar um núcleo. A inscrição é gratuita. Os interessados devem procurar a escola municipal mais perto de sua residência. Informações pelo telefone 3251-6102.


Para o aluno que reside a mais de dois quilômetros do núcleo que vai frequentar, e que tenha renda familiar inferior a três salários mínimos, a Prefeitura fornece o passe escolar. Além disso, a alimentação é garantida.


A Secretaria de Educação oferece Educação de Jovens e Adultos desde o ano de 1979.

Incentivando o aprendizado


Florianópolis é a capital com menor índice de analfabetismo e o trigésimo segundo município do país nessa condição. Pelo Censo 2010, do Instituto de Geografia e Estatística, IBGE, a cidade tem a taxa de 2,09%. Pelo desempenho, já havia recebido em 2007 o selo do governo federal de Cidade Livre de Analfabetismo.


Apesar da posição de destaque, entre os pais e responsáveis das crianças e estudantes da rede municipal de ensino ainda há cerca de sete mil pessoas que não concluíram o ensino fundamental. Os analfabetos chegam a 175. É considerado analfabeto quem não possui domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas.


Para melhorar a escolaridade da população a Prefeitura lançou no ano passado uma campanha para incentivar a volta aos estudos dos pais e responsáveis pelas crianças e estudantes da rede. Na ocasião, o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, assinaram uma carta que foi encaminhada às famílias que se encontravam nessa situação. O apelo era para que a população procurasse a escola municipal mais próxima da sua casa para matricular-se no programa de Educação de Jovens e Adultos, a Eja.