Secretaria Municipal de Educação

16/09/2014 - Educação
Alunos veem Pitágoras, Sócrates e Platão em aula
Projeto “Iniciação à Filosofia” ocorre na Escola Mâncio Costa

foto/divulgação: Arquivo EBM Mâncio Costa

Professor Jonata (centro) é o responsável pelo projeto.

A palavra filosofia tem origem grega e significa amor à sabedoria. Utilizando a razão, estuda, principalmente, problemas relacionados ao conhecimento e à existência do homem.


Tudo isso está sendo abordado no Projeto “Iniciação à Filosofia”, da Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones. Os alunos dos anos finais estão sendo apresentados a estes conceitos, desde sua origem até os tempos atuais. O responsável pelo projeto é o professor auxiliar Jonata Bassani.


As aulas são elaboradas para serem simples e dinâmicas, dando aos alunos a oportunidade de estudar a filosofia e o avanço do pensamento ao longo da história. O projeto também tem como objetivo criar o senso crítico entre os jovens. Como parte dos estudos, estão sendo abordados os pensadores Sócrates, Platão e Pitágoras.


Os alunos se debruçaram sobre o mundo das ideias de Platão, que viveu durante o período clássico da Grécia Antiga, por volta de 427 antes de Cristo. Afirmava que tudo é formado por uma ideia, por uma “forma” não palpável, e que nada é real. O que existe de verdade é a ideia. Segundo ele, tudo é uma cópia desses referenciais. Por exemplo, existem as ideias de “cachorro” e “árvore”, e os cachorros e árvores em si são somente cópias desses referenciais.


Também discutiram sobre Sócrates, que nasceu em Atenas por volta de 470 a.C. A sua famosa frase “Só sei que nada sei” gerou questionamentos nos alunos. “Se eu sei que não sei nada, eu sei alguma coisa”, concluíram os estudantes.


Pitágoras, grande filósofo de sua época, viveu entre 570 e 496 a.C., e igualmente foi tema dos estudos. Considerado o pai da música e da matemática, criou o famoso teorema que recebeu seu nome e acreditava que tudo era formado por números. Afirmava que a terra era esférica e girava em torno do sol, concepção pouco conhecida na época.


A filosofia procura a compreensão total da realidade e possibilita que o homem entenda tudo que o rodeia. Foca na existência humana e é baseada na razão. Sua origem foi na Grécia Antiga, grande centro cultura da época, onde o pensamento crítico começou a surgir.