Secretaria Municipal de Educação

12/12/2014 - Educação
Solenidade reúne medalhistas da OBMEP
Vencedores da Olimpíada de Matemática foram condecorados pela SME

foto/divulgação: Lucas Zeferino

Brida e seu professor Mauri. A aluna conquistou a primeira medalha de ouro da rede.

A solenidade de premiação dos alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis que foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática, OBMEP, aconteceu na tarde desta sexta-feira.

 

Brida Maria de Oliveira, estudante do 7º ano da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, ganhou medalha de ouro na competição. Oitenta e três estudantes obtiveram medalhas de bronze e prata e menções honrosas.

 

Três professores e duas escolas também se destacaram. O evento de premiação teve como sede o Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação da Capital.

 

Para Jussara Brigo, coordenadora da área de Matemática, a OBMEP é uma ferramenta de motivação para o aprendizado da disciplina. “É uma forma de tornar a matéria mais prazerosa para os alunos”, afirma Jussara, que parabeniza os estudantes e professores. “Foi um trabalho coletivo e o resultado foi positivo. Conseguimos, inclusive, a primeira medalha de ouro da rede”, completa.

 

A medalhista de ouro, Brida, 12 anos, geralmente fica com conceito A em Matemática. É a área que mais gosta. “Tenho facilidades com números”, observa. Para se preparar para a OBMEP estudava no contraturno na escola.

 

Mauri Carlo Bellei é professor de matemática de Brida e de mais seis alunos ganhadores na Olimpíada. “Eu fiquei muito satisfeito. Nós temos muitos alunos bons e por isso não me surpreendi. Esta condecoração é importante para aprimorar o conhecimento na matemática”, afirma.

 

A Olimpíada de Matemática Brasileira das Escolas Públicas, OBMEP, é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada com o objetivo de estimular o estudo da disciplina. Neste ano, a Olímpiada está comemorando sua décima edição.

 

O dobro de ganhadores

 

Entre os estudantes do ensino municipal, dois conquistaram medalhas de prata, 15 de bronze e 65 receberam menção honrosa nos níveis 01 e 02. Cada nível indica o grau de dificuldade de problemas nas áreas de estatística, análise combinatória e probabilidade, número e operações, espaço e forma e álgebra. O número de premiados na RME mais que dobrou em comparação com o ano anterior.

 

Aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2014 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2015, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP).

 

Com encontros presenciais e fóruns online, o objetivo do programa é aprofundar o conhecimento matemático dos alunos através de resolução de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado. Também busca despertar nos estudantes o gosto pela disciplina e motivá-los na escolha por carreiras científicas e tecnológicas.

 

Professores e escolas

 

A OBMEP também distribuiu prêmios para os professores e escolas em que os alunos tiveram os melhores desempenhos. Entre 15 professores condecorados em Santa Catarina, três são da rede da Prefeitura de Florianópolis. Ednei Luiz Belettini, da Escola Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses) ; Fabiana Blasius Jeremias Bastos e Silva, da Escola Beatriz De Souza Brito (Pantanal); e Adriana Jungbluth, da Escola Osmar Cunha (Canasvieiras), foram vencedores.

 

Os professores receberam a assinatura anual da Revista do Professor de Matemática. Ednei e Fabiana, além da assinatura, foram contemplados com um tablet e um diploma.

 

As escolas Beatriz de Souza Brito e José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras) receberam, em ordem, um kit esportivo e troféu.

 

Melhoria no desempenho

 

Desde o ano passado vem acontecendo uma preparação para a olimpíada. Houve a realização de um projeto de treinamento, com a elaboração de questões a serem aplicadas pelos professores de matemáticas. Provas antigas foram estudadas e a correção das questões feitas em conjunto em sala de aula.

 


galeria de imagens