Secretaria Municipal de Educação

26/03/2015 - Educação
SME lança diretrizes e currículo em livros
Solenidade ocorreu nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Publicações serão distribuídas para escolas e creches

A Secretaria de Educação de Florianópolis lançou dois livros na manhã desta quinta-feira (26). Uma publicação é sobre as diretrizes curriculares da educação básica e a outra é relativa ao currículo da educação infantil da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

 

As diretrizes curriculares para a educação básica são princícios e conceitos que buscam regular as propostas educacionais do município.

 

Entre os assuntos abordados no documento estão a igualdade de condições para o acesso, a inclusão, a permanência e o sucesso na escola; a valorização da cultura local e o direito ao acesso à cultura global; a elevação dos níveis de letramento; e a formação e a carreira profissional como pontos de partida do processo educativo.

 

O livro sobre o currículo de educação infantil sintetiza a experiência dos profissionais da rede municipal de Florianopolis e enfatiza a importância dos núcleos da ação pedagógica e das brincadeiras, como aspectos indispensáveis no cotidiano educativo. Enfatiza, ainda, o planejamento, a observação, o registro, a avaliação e o replanejamento como estratégias  da ação pedagógica.

 

É o terceiro volume de um conjunto de documentos do setor. Em 2010, houve a elaboração das diretrizes educativas pedagógicas para a educação infantil, e, em 2012, as orientações curriculares.


galeria de imagens