Secretaria Municipal de Educação

27/03/2015 - Educação
Invasão da área da Creche Hassis suscita reunião
Encontro deve contar com representantes da comunidade da Costeira do Pirajubaé

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Creche foi inaugurada no dia 19 de março

A invasão da área da recém-inaugurada Creche Hassis por jovens e adultos para soltar pipas provocou a reação imediata da Secretaria Municipal de Educação, no sentido de preservar a integridade do espaço. A Secretaria e a direção da creche irão reunir-se com pais e representantes da Costeira do Pirajubaé para tratar da preservação do prédio e demais dependências da unidade de educação infantil. Exemplo internacional em sustentabilidade, a creche foi inaugurada em 19 de março.


Durante os dias 21, 22 e 23 de março, o terreno foi ocupado sem autorização por crianças, jovens e adultos para soltar pipa.  “A nossa preocupação é em manter em excelente estado o que foi conquistado pela população”, disse a diretora da Hassis, Claudia Maidana.


Por isso, a reunião, marcada para a próxima terça-feira (31), a partir das 19 horas, nas dependências da unidade. Devem participar representantes da Associação de Moradores da Costeira e da Pastoral da Criança. A Secretaria de Educação estará no encontro com representantes da Diretoria de Educação Infantil.


Para manter o patrimônio público sem depredação, um dos pontos de pauta da reunião será discutir formas de impedir o acesso à creche de pessoas sem autorização. Outra questão é como os habitantes da região poderão contribuir para que não haja novas invasões. Além disso, há a preocupação da Secretaria de Educação e da direção da creche em relação aos tradicionais festivais de pipa.

Espaço digno

Em nenhuma hipótese o espaço da creche poderá ser utilizado para essas atividades. “A creche é lugar de educação e de cuidado das 200 crianças, de seis meses a seis anos, que ficam em período integral no local”, observou o secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.  

De acordo com o secretário, a Prefeitura proporcionou à comunidade da Costeira um espaço digno para pais e mães que precisam trabalhar durante o dia. “Cabe aos moradores ajudar o poder público para que o ambiente continue assim, bonito e em ordem”.

A luta pela creche


Maria de Lurdes é coordenadora da Pastoral da Criança e do Adolescente na região e diz não acreditar que tenham sido pessoas da comunidade que invadiram a creche. “A comunidade da Costeira é muito tranquila. Todos sabem o quanto lutamos e esperamos por essa creche”. Ela complementa que a solução é convocar a comunidade para que cada morador cuide da creche.


A vice-presidente da Associação dos Moradores da Costeira do Pirajubaé, Sandra Maria Raimundo, concorda que deve ocorrer um trabalho de conscientização. “Poxa, esse patrimônio é nosso. A responsabilidade é de todos. Não podemos deixar que ninguém destrua o nosso sonho que virou realidade”, destacou.

 

Primeiro mundo

A Creche Hassis possui um terreno de 12 mil metros quadrados e uma área construída de 1.182 metros quadrados. Para a segurança do local há 28 câmeras espalhadas pela parte interna e externa do prédio. Há também alarmes e sensores em todas as 10 salas de aulas e demais dependências. Além disso, a prefeitura contratou vigilantes para atuarem durante todos os dias da semana, inclusive nos sábados e domingos.


A instituição, de padrão mundial em sustentabilidade,  será a primeira creche do Brasil a receber a certificação LEED, Liderança em Energia e Design Ambiental.

A unidade gera eletricidade própria por meio de energia solar captada com placas instaladas no telhado. Com esse investimento, a creche deve obter uma economia média de R$ 2 mil 500. O excesso de eletricidade é transferido para rede da Celesc e entra como crédito para uso em outras unidades educativas.

A energia solar obtida também é utilizada para aquecer água potável, destinada aos chuveiros, cozinha e lavanderia. A unidade igualmente utiliza a água da chuva nas torneiras do jardim e nos vasos sanitários.