Secretaria Municipal de Educação

24/04/2015 - Educação
Representante da ONU se encanta com a Creche Hassis
Nesta sexta-feira, Ieva Lazareviciute conheceu as instalações da unidade modelo em sustentabilidade

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Diretora Claudia Maidana e Ieva Lazareviciute

Ieva Lazareviciute, representante da Organização das Nações Unidas no Brasil, visitou nesta sexta-feira (24) a Creche Municipal Hassis, na Costeira do Pirajubaé, que é modelo em sustentabilidade para o país. Ela esteve na capital catarinense para participar do evento “Diálogos pela Sustentabilidade”, que debate os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas do milênio da ONU.

 

Lazareviciute é Oficial de desenvolvimento humano e de Capacidades no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. No PNUD já ocupou as posições de Especialista de operações estratégicas do escritório de políticas de desenvolvimento em Nova Iorque e assessora de programa do Brasil.

 

Ieva aprovou a unidade. “Além da estrutura ajudar por si só na preservação do meio ambiente, ela já cerca as crianças de todos esses conceitos e faz com que elas passem isso para as famílias”, disse a representante da ONU no Brasil.

 

Odilon Luís Faccio, Secretário Executivo Administrativo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solideriedade, visitou a unidade e afirma que ficou feliz com tudo que viu na Hassis. “É visível toda a preocupação com o meio ambiente na idealização da creche. A educação de Florianópolis é realmente referência em sustentabilidade” disse Faccio.

 

O secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz lembra que outras unidades da rede de ensino também são sustentáveis. “Nos NEIs Armação e Ingleses, na Creche Lausimar Maria Ramos, e na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes existem sistemas de reaproveitamento da água da chuva”, lembra Rodolfo.

 

Diálogos pela Sustentabilidade é realizado pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) e Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

 

Diálogos

 

 

Inaugurada em março, a Creche Hassis gera eletricidade por meio de energia fotovoltaica, aquece água potável por energia solar e faz aproveitamento da água de chuva. É candidata a ser a primeira do Brasil a receber a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental). A capacidade da Hassis é para 200 crianças.

 

 

Estrutura da Hassis

 

 

A Creche foi erguida em um terreno de quase 12 mil metros quadrados, cedido pela Secretaria do Patrimônio da União. A unidade possui dois pequenos bosques com espécies nativas, horta e parques infantis onde se encontra uma casinha de boneca com madeira certificada pelo FSC (Forest StewarshipCouncil), organização em prol do desenvolvimento sustentável das florestas e da conservação do meio ambiente.

 

 

Energia fotovoltaica

 

 

A Creche Hassis tem toda sua energia elétrica gerada através da luz solar. Este sistema vai tornar a creche autossuficiente em relação ao consumo de eletricidade. A energia fotovoltaica é obtida por intermédio da conversão direta da luz do sol em eletricidade. No caso da creche, esta energia será captada por painéis solares de silício amorfo.

 

O sistema é interligado à rede elétrica pública, dispensando assim os bancos de baterias. Se o gerador solar fornecer mais energia do que a necessária para atender a creche, o excesso será injetado na rede elétrica.

 

 

Sol para aquecer a água

 

 

A creche tem também um sistema de aquecimento de água por energia solar, composto de coletores (placas) e reservatório térmico (Boiler). Os coletores são responsáveis pela absorção da radiação solar. Esse calor, por sua vez, é transferido para a água que circulará no interior do equipamento, seguindo para o reservatório térmico. A água poderá ser utilizada em chuveiros, cozinha e lavanderia.

 

Outro sistema a ser adotado é o de aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis em torneiras de jardim e vasos sanitários, visando a eficiência dos recursos hídricos.

 

O sistema de aproveitamento de águas pluviais contribui na redução da velocidade de escoamento de águas para as bacias hidrográficas em áreas urbanas, com alto coeficiente de impermeabilização do solo e dificuldade de drenagem, ajudando no controle de ocorrências de inundações, amortecimento e diminuição dos problemas das vazões de cheias e, consequentemente, na extensão de prejuízos.

 

O sistema atua igualmente na redução do consumo e uso adequado da água potável tratada e no fomento da consciência ecológica, trazendo benefícios pedagógicos.

 

 

Metas do milênio

 

 

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas em 2000, com o apoio de 191 nações. Elas devem ser alcançadas com participação do governo, empresas e da sociedade no geral. Os oito objetivos são Erradicar a extrema pobreza e a fome, Atingir o Ensino Básico Universal e Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher. Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde materna, Combater a AIDS e outras doenças, Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento e Garantir a sustentabilidade ambiental também são marcos que deverão ser alcançados.

 

Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, servem para orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional dos próximos quinze anos. Garantir educação inclusiva, Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis, Conservar e promover o uso consciente dos oceanos e ecossistemas terrestres são alguns destes objetivos.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

 

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

 

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável;

 

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

 

4. Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;

 

5. Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

 

6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;

 

7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos;

 

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;

 

9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;

 

10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles;

 

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

 

12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis;

 

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;*

*Reconhecendo que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC) é o principal fórum internacional e intergovernamental para negociar a resposta global à mudança do clima.

 

14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

 

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade;

 

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

 

17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 


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