Secretaria Municipal de Educação

30/04/2015 - Educação
Nova gestão do Conselho do Polo UAB é responsável por mil alunos
Colegiado acompanha e controla as atividades do setor

foto/divulgação: Divulgação

Apresentação de um panorama geral sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil

Mais de 2.600 alunos já foram ou estão sendo beneficiados com cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Polo UAB Florianópolis. As atividades são ligadas à Secretaria Municipal de Educação da capital catarinense.

 

Este ano, estão em andamento 14 cursos, que reúnem no ensino a distância 1.063 estudantes. Desde a sua criação, em Florianópolis, em 2008, um total de 1.575 pessoas participaram de 28 cursos.

 

 

Com essa retrospectiva, o Polo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil elegeu a gestão 2015/2017 do seu Conselho. O órgão colegiado é responsável pelo acompanhamento e controle social sobre a implementação e a execução das atividades do setor. Desta forma, assegura o seu pleno funcionamento, os benefícios educacionais à sociedade e a qualidade do ensino.

 

A coordenadora do Polo e presidente do conselho é a professora Fabiana Gonçalves. Há representantes da equipe do Polo, instituições de ensino superior, alunos, tutores presenciais, indicados pelo prefeito e da sociedade civil, indicados pelo Conselho Municipal de Educação. A posse ocorreu no último dia 28 de abril.

 

 

 

A primeira reunião do colegiado será realizada no dia 18 de maio. Em pauta, a apresentação de um panorama geral sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil e, mais especificamente, do Polo UAB Florianópolis. Também haverá a homologação do regimento Interno do Polo UAB, estatuto do Conselho do Polo UAB e levantamento de demandas para uso de verba descentralizada.

 

 

O que é

 

A UAB é um sistema instituído pelo Decreto Federal n° 5.800, de 8 de junho de 2006, vinculado em nível nacional à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

 

A Universidade propicia a articulação dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior, para a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância. A infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é requisito decisivo na seleção do Polo pelas universidades.

 

 

Como funciona

 

A Capes articula qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso no polo de apoio presencial, mantido pelo município. Os cursos são gratuitos e financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um polo como o de Florianópolis pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados.

 

 

Titulares e suplentes da gestão 2015/2017

 

01- Coordenadora do Polo: Professora Fabiana Gonçalves, como presidente.

 

02- Representantes da equipe do Polo, eleitos em assembléia: Marlete Onézia Machado, como titular, e Luciana Avila, como suplente.

 

03 - Representantes das Instituições de Ensino Superior, eleitos em assembléia: Professor Lidinei Ventura – CEAD/UDESC, como titular, e Professora Débora de Souza IF-SC, como suplente.

 

04- Representantes dos Alunos, eleitos em assembleia: Marcus Vinicius de Souza e Caroline Cardoso Costa , como titulares, e Miltom Beck e Maria Cecília Ferreira da Silva, como suplentes;

 

05-Representantes dos Tutores Presenciais, eleitos em assembléia: Maria Helena Millen – UDESC, como titular, e Mayana dos Anjos – UFSC, como suplente.

 

06-Representantes do Mantenedor, indicados pelo Prefeito Municipal: Professor Marcos Roberto de Abreu e Professora Marli Lorensetti Gomes, como titulares, e Professor Maurício Amorim Efe e Professor João Dimas Nazário, como suplentes.

 

07 - Representantes da Sociedade Civil, indicados pelo Conselho Municipal de Educação: Professor Vitor Malaggi, como titular, e Pedro Rodrigues da Silva, como suplente.

 


galeria de imagens