Secretaria Municipal de Educação

29/06/2015 - Educação
SME dá a largada para a Pipa sem Cerol 2015
Campanha visa a evitar acidentes e problemas na rede elétrica

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Revoada de pipas 2014

As férias escolares do meio do ano estão chegando. No período de recesso, a garotada aproveita para passear e brincar. Uma forma de divertimento é soltar pipa. Para que a brincadeira não cause acidentes, a Secretaria Municipal de Educação reativa a campanha Pipa sem Cerol é Legal.


Por meio de contação de histórias e palestras, a ideia é conscientizar as crianças de que o uso de material cortante em linhas para empinar as pandorgas pode gerar ferimentos, problemas na rede elétrica e mortes. Desta forma, a campanha incentiva o lazer sem cerol.

 

A campanha já começou nesta segunda-feira (29). A professora e doutora em Literatura Rosetenair Feijó visita unidades municipais de educação infantil, sempre a partir das 9 horas, para sessões de contação de histórias e produção de pintura em tela.

 

As primeiras unidades contempladas foram o NEI Costeira e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes (CCFV), entidade conveniada à Prefeitura, que também funciona na Costeira.

 

Nesta terça-feir (30), o evento será levado para a Creche Cristo Redentor, localizada na rua Laura Caminha Meira, 276, Morro da Mariquinha. Na quarta-feira (1º), a contação ocorrerá no Núcleo de Educação Infantil Barreira do Janga. Lá estarão também crianças das creches Vila Cachoeira e Orlandina Cordeiro. Na quinta-feira (2), a diversão toma conta da Creche Jardim Atlântico.

 

Palestras e revoada de pipas

 

De 6 a 10 de julho, ocorrerá uma série de palestras em escolas. No dia 11, sábado pela manhã, haverá uma revoada de pipas no Parque de Coqueiros. Serão realizadas atividades culturais e de orientação sobre a forma saudável de brincar sem correr riscos.

 

O cerol é uma mistura de cola com vidro moído. Passado na linha, causa ferimentos , que às vezes são fatais. O pescoço é a parte mais atingida. A rede elétrica também sofre com as pandorgas. Ao ficarem presas aos fios, são responsáveis por curto-circuitos. Além disso, quem tentar retirar o brinquedo dos fios pode receber uma descarga elétrica.

 

A SME conta com parcerias de outras Instituições: Tractebel Energia, SESC, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria Municipal do Continente e Fundação Municipal de Esportes.

 

De acordo com o titular da Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a parceria visa a integrar os órgãos municipais, bem como as instituições não-governamentais, preocupadas com a segurança pública e o bem-estar da população.

 

Lei proíbe material cortante

 

Uma lei estadual proíbe a utilização de pipas equipadas com instrumentos cortantes e com linhas preparadas à base de produtos cortantes. Para os infratores, está previsto multa. Se o infrator for menor de idade, o responsável pela criança ou jovem responderá pelo caso.

 

Lei contra linha chilena

 

O prefeito Cesar Souza Junior sancionou a Lei 9.635, de 15 de setembro de 2014, que proíbe no município de Florianópolis a produção, comercialização, transporte, uso ou guarda de linha produzida com compostos de quartzo moído, óxido de alumínio e cola de madeira. É a chamada linha chilena, material cortante industrializado.

 

Pela lei, o produto, “quando estiver em posse de usuário, ambulante ou comerciante será apreendido e destruído pelos órgãos competentes de fiscalização, não cabendo aos infratores qualquer indenização”.

 

Brinque com segurança

 

  • Não use cerol na linha.
  • Solte pandorga apenas em campos abertos ou parques. 
  • Se a pipa ou rabiola enroscarem nos fios da rede elétrica, não tente tirá-las. Ao puxar o brinquedo, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos.
  • Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para empinar ou recuperar pipas.
  • Não solte pipa em dias com chuva ou relâmpagos, isso aumenta o risco de sofrer uma descarga elétrica.

 

Vítimas

 

  • Pedestres
  • Ciclistas
  • Motociclistas
  • Paraquedistas
  • Skatistas

 

 

Telefones úteis

Para retirar restos de pipas dos fios

Celesc- 0800 48 0120

 

Para denunciar situações de risco

Polícia Militar - 190

 

Serviço

O quê: Campanha Pipa sem Cerol é Legal

Onde: Creche Cristo Redentor

Quando: nesta terça-feira, dia 30/06

Horário: 09 horas

Endereço: Rua Caminha Meira, 276, Morro da Mariquinha

Telefone da Creche: 3324-2229


galeria de imagens