Secretaria Municipal de Educação

13/08/2015 - Educação
Sustentável, Creche Hassis é apresentada em SP
Rodolfo Joaquim Pinto da Luz participou de conferência sobre construções sustentáveis

foto/divulgação: SME

Evento ocorreu nesta quinta-feira em São Paulo

Representantes da Secretaria de Educação de Florianópolis participaram, em São Paulo, nesta quinta-feira (13), da sexta edição do Green Building Brasil – Conferência Internacional e Expo, feira de negócios de construções sustentáveis, para falar sobre a Creche Hassis. O secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e o engenheiro Luis Fernando Correa de Sousa, responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, apresentaram as características do empreendimento, que é modelo para o país em educação ambiental.

 

A Creche Hassis, que atende 200 crianças em período integral, gera a própria energia elétrica, aquece a água com energia solar e aproveita a água da chuva. Placas instaladas no telhado transformam a luz do sol em eletricidade, tornando a creche autossuficiente. Se o gerador solar fornecer mais energia do que a necessária para atender a unidade, o excesso é injetado na rede elétrica.

 

A creche tem também um sistema de aquecimento de água por energia solar, composto de coletores (placas) e reservatório térmico (Boiler). Os coletores são responsáveis pela absorção da radiação solar. Esse calor, por sua vez, é transferido para a água que circulará no interior do equipamento, seguindo para o reservatório térmico. A água é utilizada em chuveiros, cozinha e lavanderia. Outro sistema adotado é o de aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis em torneiras de jardim e vasos sanitários, visando a eficiência dos recursos hídricos.

 

Os móveis e brinquedos de madeira foram feitos com material ecologicamente correto, com certificado de reflorestamento.

 

A creche poderá ser a única do país com selo LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental). O LEED, utilizado em 143 países, é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações.

 

O evento

 

O Green Building reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologia, equipamentos e serviços para os tomadores de decisão da indústria da construção sustentável. Estes, que são responsáveis por diversos segmentos, dentre eles, arquitetos, construtores e contratantes, engenheiros, prestadores de serviços, líderes de green building, entidades governamentais, arquitetos de interiores, incorporadores, instituições financeiras e associações do setor.