Secretaria Municipal de Educação

29/09/2015 - Educação
Evento mostra importância da literatura em sala
Evento acontece no Centro de Educação Continuada

foto/divulgação: Carin Perske

Mais de cem pessoas se inscreveram para as atividades

A especialista em educação na infância Maria Helena Marques abriu o II Seminário Paulus de Literatura com a palestra “Escola de Valor – Significando a vida e a arte de educar”. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o evento acontece hoje no Centro de Educação Continuada (CEC), com participação de profissionais da rede de ensino.

 

A pedagoga e comunicóloga conversou com o público sobre os valores éticos e morais que precisam ser transmitidos na sala de aula. Para Maria Helena, o educador deve, primeiramente, se sentir bem no ambiente escolar para conseguir transmitir conhecimento e estimular os alunos ao aprendizado.

 

“É importante que os professores estejam na sala de aula com a compreensão de que educar é uma experiência prazerosa. O ensino é um processo que deve trazer felicidade e esse sentimento deve ser difundido entre todos que participam dessa aprendizagem”, afirmou.

No livro “Escola de Valor”, apoiado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), organismo do qual foi consultora, Maria Helena apresenta registros de quatro anos de estudo, pesquisa e experiência no desenvolvimento de oficinas pedagógicas e curso de formação para educadores. A obra foi lançada em 2003 pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

Leitura que diverte

 

A escritora e publicitária Shirley Souza, autora de livros infantojuvenis, como “Pula que Pula” e “Caminho das Pedras”, também foi convidada para participar do seminário. Ela discutiu o processo de produção das obras literárias.

 

Para Shirley, é essencial que o educador, ao escolher uma obra que será trabalhada em sala de aula, analise todo o processo de criação de acordo com a faixa etária do público alvo. Desta forma, a experiência de leitura e aprendizado será aproveitada ao máximo.

 

“É fundamental pensar na origem dos livros e em todo confecção de uma obra. São elementos que definem até mesmo qual idade é mais indicada para lê-los”, diz.

 

Shirley destacou ainda a desmotivação dos estudantes ao lerem livros somente para realizar atividades avaliativas. “As obras devem ser discutidas de maneiras diferenciadas e não somente serem utilizadas como uma forma de avaliar o conhecimento dos estudantes” disse.

 

Para o Secretário da Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, “é importante incentivarmos o gosto pelo conhecimento. Qualificar ainda mais nossos profissionais é uma meta para que tanto os educadores e estudantes estejam motivados a aprender”.

 

Oficinas criativas

 

Durante à tarde, Maria Helena será responsável pela oficina “Pensar, sentir e viver a educação como uma experiência de felicidade – um olhar possível”. A oficina busca trabalhar valores e experiências de maneira dinâmica para que os profissionais da Secretaria de Educação pensem, vivam, e sintam a educação como uma experiência de felicidade.

 

Shirley Souza será responsável pela oficina “Hora de escrever histórias: Prática de escrita criativa”. Os participantes receberão instruções de técnicas de produção textual para depois colocá-las em forma de contos e poemas.

 

O objetivo das palestras e oficinas é instrumentalizar os profissionais da educação para as ações pedagógicas literárias. Além de discutir a essência da criação de narrativas e proporcionar o encontro com autores de âmbito nacional.

 

O Seminário também visa ampliar os referenciais literários dos participantes, fortalecer a promoção da leitura e valorizar as bibliotecas como espaços culturais.


galeria de imagens